PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA SOBRE O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB): PEQUENO BALANÇO E ALGUMAS PERSPECTIVAS DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v8i3.27277Abstract
O presente trabalho surge do interesse em investigar as pesquisas realizadas em História da Educação sobre o Movimento de Educação de Base (MEB), tendo como principal foco de análise os trabalhos publicados em eventos e revistas científicas, assim como as teses e dissertações encontradas sobre a temática no banco de dados da CAPES. O MEB foi criado por meio do decreto 50.370/1961, possuindo raízes católicas e governamentalistas, investindo na Educação de Jovens e Adultos com a contribuição de leigos que se mostraram envolvidos com as necessidades sociais dos “menos favorecidos”. Na realização desse estudo, buscamos delinear um olhar para as abordagens teóricas e metodológicas utilizadas pelos pesquisadores da área, contribuindo para que outros pesquisadores possam investigar as escolas radiofônicas, ainda não estudadas, ou até mesmo abordagens diferentes sobre o MEB. Tendo em vista os aspectos observados, percebe-se a importância em intensificar os trabalhos nesta área, por compreender que ainda foram poucas as escolas pesquisadas, assim como o mapeamento nos indica, para que ao estudarmos os movimentos do início da década de 1960, possamos fazer releituras e encontrar novas possibilidades que venham a contribuir para a educação na atualidade.Downloads
Metrics
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to Curriculum Space Journal (CSJ) and having it approved, the authors agree to assign, without remuneration, the following rights to Curriculum Space Journal: first publication rights and permission for CSJ to redistribute this article. article and its metadata to the indexing and reference services that its editors deem appropriate.