A proposta curricular do município de Bayeux-PB: lendo o processo político de significação do currículo e da cultura
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v3i1.9107Abstract
Este artigo é um recorte parcial da minha dissertação de mestrado, cuja temática trata do processo político de significação do currículo e da cultura na proposta curricular do município de Bayeux-PB. O Objetivo deste texto é demonstrar o movimento das políticas na contemporaneidade e as suas novas formas interpretatação. O alcance desse objetivo passa, preliminarmente, pela análise do contexto em que as políticas de currículo se desenvolvem, ou seja, a globalização. Esta vivendo num contexto de complexidade e de fluidez percorre caminho de nuanças diferenciadas em cada tempo-espaço. Para entendê-las apoio-me em estudos que analisam as novas formas de como a globalização vem sendo interpretada, tentando compreender as suas repercussões e implicações no âmbito da educação a partir de autores/as como Santos (2002,2005), Sacristan (2003), Mayer (2000) e Hall (1997, 2003) Partindo dessas análises, pretendo acompanhar o processo de significação do currículo e da cultura. Da proposta curricular do Município de Bayeux utilizando uma abordagem qualitativa referenciada, em analises textuais e discursivas partindo de Fairclough (2001) e indo ao encontro da teoria social do discurso defendida por Mouffe e Laclau (1985). Em análises iniciais para compreender o processo político de significação do currículo e da cultura acompanho as produções nacionais de autores (as) como Macedo (2007) e Pereira (2006, 2007 e 2009), Moreira (1994, 2003), Lopes e Macedo (2002, 2004, 2005, 2006). Como iniciei há pouco tempo a pesquisa não tenho resultados parciais e/ou conclusivos para grifar ou vez que ainda estou na fase de leituras das bibliografias. Por isso, vejo como prematura a idéia de trazer qualquer resultado. No entanto, me arrisco em afirmar que a escola e os profissionais nela inseridos parecem estar bem intencionados em propor inovações para desenvolverem práticas curriculares que considerem que o processo de significação das s políticas de currículo e cultura tanto na sua dimensão global e local são recíprocas. Uma precisa da outra para poder ser materializada nos diferentes espaços educativos.Downloads
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