CURRÍCULO E PROJETOS DE FORMAÇÃO: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SEUS DESEJOS DE PERFORMANCE
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v8i3.27463Abstract
Este trabalho pretende analisar os discursos e textos de diferentes sujeitos políticos em torno do debate corrente sobre a Base Nacional Comum Curricular, procurando entender como estas articulações discursivas representam a identidade do homem que se pretende formar na educação básica. Para Tanto, são tomados para análise os discursos públicos e privados que permeiam esse cenário heterogêneo de articulação política. Provocando diálogos com alguns teóricos do campo do currículo e educação, tais como LOPES (2010), MACEDO (2014), BURITY (2010), dentre outros, procuramos enredar uma análise dos discursos entendidos como produção social e entrelaçados por projetos hegemônicos de currículo, tomando como referência a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e o Ciclo Contínuo de Politicas de Stephen Ball. Argumentamos que o projeto de formação do estudante da educação básica incutido nos discursos em torno de um currículo comum, aglutina a projeção da identidade de um homem apto a ser inserido no contexto da globalização e representa a escola como um espaço de instrução técnica para a formação performática do estudante.Downloads
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