A DIFERENÇA EM SALA DE AULA: produção de incômodos e resistências

Authors

  • Heloisa Raimunda Herneck Universidade Federal de Viçosa
  • Carolina Alvarenga Carvalho Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.30280

Abstract

Este artigo faz uma releitura de uma pesquisa sobre a percepção dos professores em relação ao processo de inclusão escolar de estudantes em situação de deficiência, “Conhecendo a Inclusão Escolar sob o olhar do professor: o que a experiência tem a dizer”. Analisaremos as respostas dadas por dois professores, um professor do ensino regular e uma professora do ensino especializado, sobre a percepção dos mesmos em relação a inclusão na escola em que trabalham, suas experiências e sensações diante das diferenças que se manifestam no ambiente escolar. Esta releitura aponta pistas dos incômodos e resistências por parte de professores diante da diferença, mostrando que os movimentos de resistências são produzidos por alunos (como na pesquisa de Guimarães, 2015), mas também pelos professores. Para tanto, trabalhamos com o conceito de diferença e resistência em Foucault.

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Author Biographies

Heloisa Raimunda Herneck, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Educação pela USFCar (2002) Docente pesquisadora do Programa de mestrado em Educação da Universidade Federal de Viçosa. Área: Educação, Instituições, Memória e Subjetividade. Departamento de Educação/UFV. Viçosa-MG hherneck@ufv.br

Carolina Alvarenga Carvalho, Universidade Federal de Viçosa

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa e mestranda em Educação pela mesma universidade, área: Educação, Instituições, Memória e Subjetividade. Departamento de Educação/UFV. Viçosa-MG.

References

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Published

2016-12-28

How to Cite

HERNECK, H. R.; CARVALHO, C. A. A DIFERENÇA EM SALA DE AULA: produção de incômodos e resistências. Curriculum Space Journal, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i3.30280. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/rec.v9i3.30280. Acesso em: 21 may. 2024.