BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DESAFIOS E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO RELIGIOSO
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v8i3.27466Resumen
Como um descritivo de saberes e conteúdos a serem ensinados e apreendidos específicos e necessários para cada seguimento da educação básica, no qual visa o desenvolvimento educacional brasileiro a Base Nacional Comum Curricular - BNCC propõe a composição a partir dos conhecimentos dos componentes curriculares que por sua vez, são articulados diante das áreas de conhecimentos, e o Ensino Religioso como uma modalidade de ensino insere-se nessas estratégias traçadas e discutidas pela BNCC em eleger os conhecimentos a serem dados na escola. É nessa perspectiva que esse estudo se torna relevante, pois tem como finalidade e objetivo analisar como os movimentos políticos (globais e locais) estão articulando propostas curriculares para o Ensino Religioso, uma vez que esse ensino como área de conhecimento é complexa e desafiadora no contexto da diversidade cultural religiosa e muitas das vezes não considerado em seus componentes curriculares aspectos críticos. Metodologicamente esse estudo tem como lócus investigativo, os documentos oficiais nacionais (PNE, LDB, PCNs, entre outros) e documentos locais que regem o Ensino Religioso. Faremos interlocuções bibliográficas com autores do campo do currículo pós-crítico e do Ensino Religioso como: Moreira e Silva (1997), Sacristán (2000), Junqueira e Oliveira (2006), Passos (2007), entre outros autores.Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista Espacial Curricular (REC) y tenerlo aprobado, los autores acuerdan asignar, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista Espacial Curricular: derechos de primera publicación y permiso para que REC redistribuya este artículo. artículo y sus metadatos a los servicios de indexación y referencia que sus editores consideren apropiados.