PESQUISA EM EDUCAÇÃO E A TEORIA DO DISCURSO
a produção textual no Simpósio Pós-estruturalismo e Teoria Social
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.64209Palavras-chave:
Simpósio de Pós-estruturalismo e Teoria Social, Educação, Produção acadêmicaResumo
O objetivo do texto é destacar os trabalhos que foram apresentados nas três primeiras edições do Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social (2015, 2017 e 2019) concernentes ao campo da Educação, identificando as noções/operadores da Teoria do Discurso que são referendados nesses textos e as contribuições que os/as autores (as) estabeleceram a partir desse referencial teórico-estratégico. Para tal foram lidos e interpretados os textos referentes ao campo da Educação, publicados nos anais do Simpósio por meio nos três primeiros eventos realizados na cidade de Pelotas/RS. As noções/operadores da TD utilizados como objetos de reflexão nos textos potencializam a ampliação no campo da Educação, em suas diferentes áreas de conhecimento, além de serem compreendidos como teorias que possibilitam a compreensão da precariedade, provisoriedade e imprevisibilidade no fazer educacional e curricular.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, Kátia Costa Lima Corrêa de. O DEBATE DA POLÍTICA CURRICULAR COMO CAMPO DISCURSIVO (19962006): DISPUTAS HEGEMÔNICAS DE SIGNIFICAÇÃO. In: II Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Ernesto Laclau e seus Interlocutores. 2017, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2017. p. 1-29. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2017/10/Kátia-Araujo.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
BATISTELLA, Carlos. O DISCURSO DA PROFISSIONALIZAÇÃO NAS POLÍTICAS CURRICULARES DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE. In: II Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Ernesto Laclau e seus Interlocutores. 2017, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2017. p. 1-13. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2017/10/Carlos-Batistella.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
CABETE, Nadja Polyana Felizola. FINALIDADES DA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO: SIGNIFICANTE MERCADO SENTIDOS QUE PERPASSAM O SIGNIFICANTE MERCADO. In: III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: populismos e democracias. 2019, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2019. p. 1-18. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2019/07/ARTIGO-Cabete.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
CABRAL, Thiago Manhães; DINIZ, Vanessa Lessio; STRAFORINI, Rafael. A GEOGRAFIA ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NACIONAIS NO BRASIL E EM TIMOR-LESTE: ANALISANDO OBRAS DIDÁTICAS SOB O OLHAR DA TEORIA DO DISCURSO. In: II Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Ernesto Laclau e seus Interlocutores. 2017, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2017. p. 1-18. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2017/10/Thiago-Cabral.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
DESTRO. Denise de Souza. A COMUNIDADE DISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A BNCC. In: II Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Ernesto Laclau e seus Interlocutores. 2017, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2017. p. 1-18. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2017/10/Denise-de-Souza-Destro.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
DESTRO, Denise de Souza. ARTICULAÇÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DA MP Nº 746/2016. In: III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: populismos e democracias. 2019, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2019. p. 1-15. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2019/07/ARTIGO-DESTRO-revisto.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
FERREIRA, Lhays Marinho da Conceição. O SIGNIFICANTE “QUALIDADE” NO GUIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DO MEC. In: III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: populismos e democracias. 2019, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2019. p. 1-11. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2019/07/ARTIGO-Ferreira.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
FIGUEIREDO, Marize Peixoto da Silva. DISCURSOS DO PERFIL DOCENTE NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: II Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Ernesto Laclau e seus Interlocutores. 2017, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2017. p. 1-18. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2017/10/Marize-Peixoto.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
FIGUEIREDO, Marize Peixoto da Silva. SENTIDOS DE PROFESSOR NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO: O CONTEXTO DISCURSIVO DE SUA EMERGÊNCIA. In: III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: populismos e democracias. 2019, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2019. p. 1-17. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2019/07/ARTIGO-Figueiredo.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
GABRIEL, Carmen Teresa; MARTINS, Marcus Bonfim. ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS EM TORNO DO SIGNIFICANTE COMUM NA AGENDA POLÍTICA EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEA. In: III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: populismos e democracias. 2019, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2019. p. 1-18. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2019/07/ARTIGO-Gabriel-e-Martins.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
LACLAU, Ernesto. Emancipação e diferença. Coordenação e revisão técnica geral, Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo. – Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
LACLAU, Ernesto. A razão populista. Tradução Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Três Estrelas, 2013.
LACLAU, Ernesto. A Teoria do Discurso de Ernesto Laclau: ensaios críticos e entrevistas. São Paulo: Annablume, 2015.
LACLAU, Ernesto.; MOUFFE, Chantau. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. Tradução Joanildo A. Burity, Josias de Paula Jr. e Aécio Amaral. São Paulo: Intermeios; Brasília: CNPq, 2015.
LEACH, Joan. Análise Retórica. In: BAUER, Martin. W.; GASKELL, George (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 293-318.
LIMA, Paula Eduarda das Dores de Souza. DISCURSOS COMO PROPAGADORES DE POLÍTICAS CURRICULARES PARA A DOCÊNCIA NA IBERO-AMÉRICA. In: III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: populismos e democracias. 2019, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2019. p. 1-14. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2019/07/ARTIGO-Lima.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
LOPES. Alice Casimiro. Políticas de Currículo em um enfoque discursivo: notas de pesquisa. In.: LOPES. Alice Casimiro; OLIVEIRA. Anna Luiza A. R. Martins de; OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de (Orgs.). A Teoria do Discurso na Pesquisa em Educação. Recife: Ed. UFPE, 2018.
MARCELLO NETO, Mário. A TEORIA DO DISCURSO E A HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA. In: I SIMPÓSIO PÓS-ESTRUTURALISMO E TEORIA SOCIAL: o Legado Transdisciplinar de Ernesto Laclau. 2015, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2015. p. 42. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2015/09/Caderno-de-Resumos-I-SIMPÓSIO.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
MENDES, Juliana Camila Barbosa. MODERNIZAÇÃO OU MONITORAMENTO? MOVIMENTOS DISCURSIVOS DA POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO. In: I SIMPÓSIO PÓS-ESTRUTURALISMO E TEORIA SOCIAL: o Legado Transdisciplinar de Ernesto Laclau. 2015, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2015. pp. 01-18. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2015/07/juliana-mendes.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
MOREIRA, Gilberto; OLIVEIRA, Gustavo Gilson de Sousa. SER, QUERER SER, PODER SER, "MERECER": EDUCAÇÃO (NÃO) ESCOLAR E SUBJETIVIDADE SOB A ÓTICA DA TEORIA PÓS-ESTRUTURALISTA DO DISCURSO. In: III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: populismos e democracias. 2019, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2019. p. 1-17. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2019/07/ARTIGO-Moreira-e-Oliveira.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
MOURA. Aline de Almeida; MENEZ, Alexsandro da Rosa. A HISTÓRIA (LITERÁRIA) COMO DISCURSO: CONSEQUÊNCIAS DO PÓS-ESTRUTURALISMO. In: I SIMPÓSIO PÓS-ESTRUTURALISMO E TEORIA SOCIAL: o Legado Transdisciplinar de Ernesto Laclau. 2015, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2015. p. 41. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2015/09/Caderno-de-Resumos-I-SIMPÓSIO.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
OLIVEIRA, Lady Daiana; MOREIRA, Nubia Regina. A PRODUÇÃO DOS SIGNIFICADOS DA POLÍTICA DE CURRÍCULO PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. In: II Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Ernesto Laclau e seus Interlocutores. 2017, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2017. p. 1-16. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2017/10/Nubia-Moreira.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
OLIVEIRA, Marcia Betania de. DEMANDAS CURRICULARES E CONTINGÊNCIAS POLÍTICAS: A PRODUÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO NOTURNO NO/DO RN In: I SIMPÓSIO PÓS-ESTRUTURALISMO E TEORIA SOCIAL: o Legado Transdisciplinar de Ernesto Laclau. 2015, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2015. pp. 21-22. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2015/09/Caderno-de-Resumos-I-SIMPÓSIO.pdf. Acesso em 29 ago. 2022.
OLIVEIRA, Marcia Betania de. PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DO DISCURSO: POLÍTICAS DE CURRÍCULO, DIFERENÇAS E FORMAÇÃO DOCENTE EM FOCO. In: III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: populismos e democracias. 2019, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2019. p. 1-15. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2019/07/2-ARTIGO-OLIVEIRA.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
OLIVEIRA, Ozerina Victor de; RÚBIO, Ana Cláudia Pereira. CAMPO DO CURRÍCULO E ESTUDOS DE TEORIA DO DISCURSO DE LACLAU E MOUFFE: APROPRIAÇÕES. In: I SIMPÓSIO PÓS-ESTRUTURALISMO E TEORIA SOCIAL: o Legado Transdisciplinar de Ernesto Laclau. 2015, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2015. pp. 01-18. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2015/07/ozerina-de-oliveira.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
RIBEIRO, Priscila Campos. TEORIA DO DISCURSO PARA UMA OUTRA LEITURA DE CURRÍCULO. In: I SIMPÓSIO PÓS-ESTRUTURALISMO E TEORIA SOCIAL: o Legado Transdisciplinar de Ernesto Laclau. 2015, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2015. p. 16. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2015/09/Caderno-de-Resumos-I-SIMPÓSIO.pdf. Acesso em 29 ago. 2022.
RIBEIRO, Priscila Campos. QUANDO O ENSINO MÉDIO É A “FORMAÇÃO PARA O TRABALHO”, O QUE QUEREM DIZER COM “TRABALHO”?. In: II Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Ernesto Laclau e seus Interlocutores. 2017, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2017. p. 1-18. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2017/10/Priscila-Campos-Ribeiro.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
ROSA, Thais de Souza Dias da. DISCURSOS SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE MOBILIZANDO TEXTOS POLÍTICOS NA IBEROAMÉRICA. In: III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: populismos e democracias. 2019, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2019. p. 1-18. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2019/07/ARTIGO-Rosa.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
SILVA. Silvana de Alencar. A REFORMA CURRICULAR DE UM CURSO DE PEDAGOGIA EM MATO GROSSO A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE PEDAGOGIA- DCN DE 2006. In: I SIMPÓSIO PÓS-ESTRUTURALISMO E TEORIA SOCIAL: o Legado Transdisciplinar de Ernesto Laclau. 2015, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2015. p. 21. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2015/09/Caderno-de-Resumos-I-SIMPÓSIO.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
SILVEIRA, Samira Marques da; MENDONÇA, Daniel de. EDUCAÇÃO BRASILEIRA: CONSTRUÇÃO DISCURSIVA E SIGNIFICAÇÃO POLÍTICA NO
PRIMEIRO GOVERNO LULA (2003-2007). In: II Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Ernesto Laclau e seus Interlocutores. 2017, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2017. p. 1-18. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2017/10/Samira-da-Silveira-e-Daniel-de-Mendonça.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
SOUZA, Cristiane Gonçalves de. MOVIMENTOS SOCIAIS, SUAS DEMANDAS E ARTICULAÇÃO POLÍTICA NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO PROMOVIDAS PELA SECAD/MEC BRASIL (2003-2010). In: In: III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: populismos e democracias. 2019, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2019. p. 1-12. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2019/07/ARTIGO-Souza.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espaço do Currículo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.