Dossiê: DIVERSIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA E TECNOLÓGICA

2024-07-08

Organização:  

Avelino Lima Neto 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Brasil) 

Gilberto Ramos Iduñate 

Université Paris-Est Créteil (França) 

Moisés Llopis i Arlacón 

Universidad de Chile (Chile) 

Pertencimento étnico-racial, capacidade, idade, origem social, regional ou nacional, identidade  de gênero, orientação sexual ou neurodiversidade são alguns dos marcadores sociais de  diferença que acompanham os cidadãos nos processos de qualificação profissional em  instituições de Formação Profissional, Técnica e Tecnológica em todo o mundo. Quais são as  práticas pedagógicas de ensino, pesquisa e extensão - muitas vezes atravessadas por  experiências de inovação tecnológica e/ou internacionalização - que permitem a essas pessoas  superar o estigma e lograr uma inclusão efetiva no mundo do trabalho? Quem são os  educadores e como aprendem seu ofício, como se diferenciam dos professores de outras  modalidades de formação ou escolarização? Quais estratégias os educadores – docentes ou não  - usam para se formar continuamente sobre essas questões? Como os setores que apoiam o  sucesso acadêmico - como Assistência Estudantil, a Equipe Pedagógica ou Psicológica - se  relacionam com as demandas de reconhecimento desses grupos politicamente minoritários?  Como os sujeitos dessas experiências de vulnerabilidade falam, escrevem e contam suas  próprias histórias em relação às práticas educacionais que vivenciam e/ou às suas relações com  professores e outros educadores? Como eles resistem à "inclusão excludente", à violência  silenciosa - explícita ou não - que naturaliza a diferença e perpetua a vulnerabilidade? Essas  são algumas das perguntas sobre as quais este dossiê se propõe a refletir, por meio de artigos  de natureza teórica, relatos de experiências e/ou análises empíricas de pesquisas concluídas ou  em andamento. 

As submissões devem ser realizadas diretamente no site da revista. Todas as informações sobre  a formatação dos textos se encontram aqui:  https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/about/submissions .  

PRAZOS 

08 de julho de 2024: publicação da chamada para o dossiê 

Até 30 de agosto de 2024: recebimento dos manuscritos 

Até 15 de setembro de 2024: avaliação às cegas 

Até 20 de setembro de 2024: versão final dos textos a serem enviados à revista 

Janeiro de 2025: publicação do dossiê