O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Aníbal Menezes Maciel UEPB

Resumo

É inquestionável o uso e a importância da imagem no mundo atual em função do grande desenvolvimento tecnológico atingido pela humanidade. Os mais diversos profissionais já se conscientizaram dessa realidade. No entanto, o educador, ainda preso ao paradigma da escrita, parece que não se deu conta inteiramente de tal fenômeno, das suas possibilidades e potencialidades pedagógicas. Esse fato é por nós comprovado através da análise de uma coleção de Matemática para o ensino de jovens e adultos. O avanço tímido do uso da imagem como recurso pedagógico na construção do conhecimento de uma maneira geral e aqui especificamente de Matemática não condiz com o seu real significado e valor como elemento constitutivo e representacional da sociedade, apesar do uso vasto de outros tipos de signo no ensino de Matemática. O presente artigo reflete sobre a presença, de uma maneira particular, mas no contexto do uso da imagem, da importância da fotografia como elemento construtivo de conhecimento e verifica o seu uso no livro didático, a qual é apresentada muito mais no seu caráter ilustrativo.

Palavras-chave: Imagem fotográfica. Jovens e adultos. Livro didático. Ensino de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aníbal Menezes Maciel, UEPB

Professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Referências

BRASIL. MEC. Diretrizes para uma política nacional de educação de jovens e adultos. Brasília: MEC/SEF, 1994. (Série Cadernos de Educação Básica).

BARTHES, R. Imagem. In: _____. Inéditos: imagem e moda. Tradução Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p.65-81

BASSO, M. V.; SERRES, F. F.; CORTI, F. Matemática e fotografia: Uma proposta para o ensino/aprendizagem de funções. X Encontro Gaucho de Educação Matemática, Ijui, RS: [s.n.], 2009.

CAPORALINI, M. B. S. C. A transmissão do conhecimento e o ensino noturno. Campinas: Papirus, 1991.

CARLOS, E. J. O texto em questão: ressignificação conceitual e implicações pedagógicas. Revista Conceitos, João Pessoa, n. 8, p. 61-73, 2002.

______. O texto-imagem e a educação de jovens e adultos. Revista Conceitos, João Pessoa, v. 6, n. 14, 2006.

______. O emprego da imagem no contexto do livro didático de língua portuguesa. Políticas e práticas curriculares em tempo de globalização. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 15, n. 1, 2006.

______. Sob o signo da imagem: outras aprendizagens, outras competências. In: ______. (Org.). Educação e visualidade: reflexões, estudos e experiências pedagógicas com a imagem. João pessoa: Editora Universitária, 2008. p.13-35.

CARVALHO, C. P. Ensino noturno: realidade e ilusão. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

COSTA, C. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005.

DEMO, P. A nova LDB: ranços e avanços. Campinas: Papirus,1997.

DONDIS, D. A. Anatomia da mensagem visual. In: Sintaxe da linguagem visual. Tradução Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 85-106.

FISCMANH, G. E. Reflexões sobre imagens, cultura visual e pesquisa educacional. In: CIAVATTA, M.; ALVES, N. (Orgs.). A leitura de imagens na pesquisa social: história comunicação e educação. São Paulo: Cortez, 2004.

FLORES, C. R. Registros de Representação semiótica em matemática: história, epistemologia, aprendizagem. Revista Bolema, São Paulo,v. 19, n. 26, p.77-102, 2006.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

GADOTTI, M. A escola frente à cultura midiática. In: OROFINO, M. I. Mídia e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2005. p. 21-25. (Guia da escola cidadã, v.12).

GIROUX, H. A.; MCLAREN, P. L. Por uma pedagogia crítica. In: SILVA, T. T.; MOREIRA, A. F. (Orgs.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

HADDAD, S. Tendências atuais na educação de jovens e adultos. Em aberto, Brasília, ano11, n. 56, out./dez., 1992.

KNIJNIK, G. Exclusão e resistência: educação matemática e legitimidade cultural. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

LATERZA, B. Ensino noturno: a travessia para a esperança. São Paulo: Global, 1994.

MAUAD, A. M. Fotografia e História: possibilidades de análise. In: CIAVATTA, M.; ALVES, N. (Orgs.). A leitura de imagens na pesquisa social: história comunicação e educação. São Paulo: Cortez, 2004.

MESQUITA, C. G. R. O professor de Matemática no cinema: cenários de identidade e diferenças. Educação Matemática em Revista, SBEM, ano 11, n.16, maio. 2004.

OROFINO, M. I. Mídias e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez, 2005.

PINTO, F. R. A Matemática presente nas fotografias. Revista Matemática & Ciência, ano 1, n.2, p. 88-94, jul. 2008.

SANTAELLA, L.; NOTH, W. (Orgs.). Os três paradigmas da imagem. In: _____. Imagem: cognição, semiótica e mídia. 4. ed., São Paulo: Iluminuras, 2005. p.159-187.

SANTOS, C. A. S. A produção de escritos, representações e fotografias de alunos potencializando a análise da percepção espacial. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática (CIAEM), Recife: [s.n.], 2010.

SILVA, A. M. O vídeo como recurso didático no ensino de Matemática. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação– Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.

Downloads

Publicado

2014-08-17

Como Citar

MACIEL, A. M. O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 222–238, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/20230. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

PONTOS DE VISTAS/NOTAS/COMENTÁRIOS