O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS
Abstract
É inquestionável o uso e a importância da imagem no mundo atual em função do grande desenvolvimento tecnológico atingido pela humanidade. Os mais diversos profissionais já se conscientizaram dessa realidade. No entanto, o educador, ainda preso ao paradigma da escrita, parece que não se deu conta inteiramente de tal fenômeno, das suas possibilidades e potencialidades pedagógicas. Esse fato é por nós comprovado através da análise de uma coleção de Matemática para o ensino de jovens e adultos. O avanço tímido do uso da imagem como recurso pedagógico na construção do conhecimento de uma maneira geral e aqui especificamente de Matemática não condiz com o seu real significado e valor como elemento constitutivo e representacional da sociedade, apesar do uso vasto de outros tipos de signo no ensino de Matemática. O presente artigo reflete sobre a presença, de uma maneira particular, mas no contexto do uso da imagem, da importância da fotografia como elemento construtivo de conhecimento e verifica o seu uso no livro didático, a qual é apresentada muito mais no seu caráter ilustrativo.
Palavras-chave: Imagem fotográfica. Jovens e adultos. Livro didático. Ensino de matemática.
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