O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS

Autores/as

  • Aníbal Menezes Maciel UEPB

Resumen

É inquestionável o uso e a importância da imagem no mundo atual em função do grande desenvolvimento tecnológico atingido pela humanidade. Os mais diversos profissionais já se conscientizaram dessa realidade. No entanto, o educador, ainda preso ao paradigma da escrita, parece que não se deu conta inteiramente de tal fenômeno, das suas possibilidades e potencialidades pedagógicas. Esse fato é por nós comprovado através da análise de uma coleção de Matemática para o ensino de jovens e adultos. O avanço tímido do uso da imagem como recurso pedagógico na construção do conhecimento de uma maneira geral e aqui especificamente de Matemática não condiz com o seu real significado e valor como elemento constitutivo e representacional da sociedade, apesar do uso vasto de outros tipos de signo no ensino de Matemática. O presente artigo reflete sobre a presença, de uma maneira particular, mas no contexto do uso da imagem, da importância da fotografia como elemento construtivo de conhecimento e verifica o seu uso no livro didático, a qual é apresentada muito mais no seu caráter ilustrativo.

Palavras-chave: Imagem fotográfica. Jovens e adultos. Livro didático. Ensino de matemática.

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Biografía del autor/a

Aníbal Menezes Maciel, UEPB

Professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

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Publicado

2014-08-17

Cómo citar

MACIEL, A. M. O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 222–238, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/20230. Acesso em: 17 jul. 2024.

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