ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

TEACHING OF SCIENCES IN THE PERSPECTIVE OF INCLUSIVE EDUCATION: IMPORTANCE OF TEACHING RESOURCES ADAPTED IN PEDAGOGICAL PRACTICE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.43584

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Necessidades educacionais especiais, Mediação

Resumo

De acordo com a Constituição Federal de 1988, todos os alunos têm o direito de pertencer a uma mesma escola, inclusive aqueles que apresentam necessidades especiais. Entretanto, ainda hoje, no Brasil, há grandes entraves no que se refere à efetivação da inclusão escolar. A partir dessas inquietações, surgiu a necessidade de se discutir sobre o papel dos recursos didáticos adaptados para o ensino de Ciências na perspectiva da educação inclusiva. Deste modo, realizou-se uma revisão bibliográfica, tendo por base os aportes teóricos de Silva et al., (2014), Viveiro e Bego (2015), Santos e Duarte (2016), entre outros. Procedendo-se a este estudo, foi possível constatar que a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular requer a utilização de estratégias, metodologias e recursos didático-pedagógicos que contribuam para uma aprendizagem efetiva. Os recursos didáticos no ensino inclusivo de Ciências podem facilitar a compreensão de diversos conteúdos, inclusive dos microscópicos e mais complexos. Para tanto, é fundamental considerar as singularidades dos alunos que compõem a turma inclusiva e utilizar de recursos que sejam capazes de suprir as carências dos alunos, sem distinção. Desde que utilizados adequadamente, eles podem tornar a aula mais atrativa, preencher lacunas do ensino tradicional e auxiliar o processo de construção de conhecimentos. Além disso, eles possibilitam maior interação e indicam o caminho para o rompimento das dinâmicas da segregação escolar. Assim, é essencial buscar constantemente novas formas de adaptação e apropriação dos recursos didáticos, de forma a viabilizar um processo inclusivo mais satisfatório.  

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Biografia do Autor

Liliani Correia Siqueira Schinato, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores de Ciências e Matemática (FOPECIM).

Dulce Maria Strieder, Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Líder do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores de Ciências e Matemática (FOPECIM).

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Publicado

2020-05-27

Como Citar

CORREIA SIQUEIRA SCHINATO, L.; STRIEDER, D. M. ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: TEACHING OF SCIENCES IN THE PERSPECTIVE OF INCLUSIVE EDUCATION: IMPORTANCE OF TEACHING RESOURCES ADAPTED IN PEDAGOGICAL PRACTICE . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 2, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.43584. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/43584. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO