Formação de professores para o ensino superior:
uma análise das atividades desenvolvidas no estágio de docência em Programas de Pós-Graduação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.59546Palavras-chave:
Formação docente. Ensino superior. Estágio de docência.Resumo
O objetivo desse estudo foi identificar as atividades realizadas por estagiários de docência vinculados a programas de pós-graduação das áreas das Ciências Biológicas e da Saúde de uma IES e analisar a influência dessas atividades na formação pedagógica do docente do ensino superior. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, na qual participaram 13 estudantes. Como resultados, identificaram-se três categorias de análise intituladas breve caracterização dos participantes; atividades realizadas no estágio de docência e por fim, perspectiva dos estagiários em torno das atividades recorrentes. Conclui-se que o estágio de docência possibilita o desenvolvimento profissional dos estudantes para o magistério superior, no entanto, as atividades desenvolvidas durante o estágio se apresentam desprovidas de elementos reflexivos em torno da ação pedagógica. Em suma, o contexto analisado, leva a considerar a necessidade de redimensionamento da estrutura dos estágios, com vistas a privilegiar a formação pedagógica dos futuros docentes que irão atuar no magistério nos mais diferentes contextos apresentados pelas IES no país.
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