FORMACIÓN DOCENTE PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR: ANÁLISIS DE LAS ACTIVIDADES DESARROLLADAS EN LA ETAPA DOCENTE EN LOS PROGRAMAS DE POSGRADUACIÓN

uma análise das atividades desenvolvidas no estágio de docência em Programas de Pós-Graduação

Autores/as

  • Aline Luquini Pereira Universidade Federal de Viçosa
  • Jairo Atônio Paixão Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.59546

Palabras clave:

Formación docente. Enseñanza superior. Pasantía docente.

Resumen

El objetivo de este estudio fue identificar las actividades que realizan los pasantes docentes vinculados a programas de posgrado en las áreas de Ciencias Biológicas y de la Salud de una IES y analizar la influencia de estas actividades en la formación pedagógica de los docentes de educación superior. Se trata de una investigación cualitativa con enfoque descriptivo y exploratorio, en la que participaron 13 estudiantes. Como resultado, se identificaron tres categorías de análisis, denominadas breve caracterización de los participantes; actividades realizadas en la pasantía docente y, finalmente, la perspectiva de los pasantes sobre las actividades recurrentes. Se concluye que la pasantía docente posibilita el desarrollo profesional de los estudiantes para la docencia superior, sin embargo, las actividades desarrolladas durante la pasantía carecen de elementos reflexivos en torno a la acción pedagógica. En definitiva, el contexto analizado lleva a considerar la necesidad de redimensionar la estructura de las pasantías, con miras a privilegiar la formación pedagógica de los futuros docentes que trabajarán en la profesión docente en los más diferentes contextos que presentan las IES del país.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Luquini Pereira, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Ciências Biológicas, na modalidade Licenciatura (2017) e Mestre em Educação (2020), ambas pela Universidade Federal de Viçosa. Na graduação, foi bolsista no Programa de Apoio ao Ensino da Fundação Arthur Bernardes - FUNARBEN (2015 a 2016) e no Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência - PIBID (2011 a 2013). Além disso, possui experiência na Educação Básica (2013). É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia - TANATOSE, atuando no GT - Formação de professores, desde 2014. Atualmente trabalha com acompanhamento escolar individual, através de aulas particulares. Possui experiência de pesquisa na área de Formação Docente do Ensino Superior

Jairo Atônio Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Ibero-Amercican University (2018). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação pela Ibero-American University (2018). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Curso de Licenciatura em Educação Física. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG. Coordena o Programa Residencia Pedagógica - Educação Física, Campus Viçosa, MG.

Citas

ALMEIDA, M. I. Formação do professor da educação superior: desafios e políticas institucionais. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

ALVES, L. R. et al. Reflexões sobre a formação docente na pós-graduação. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 23, n. 3, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ean/v23n3/pt_1414-8145-ean-23-03-e20180366.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições, 2011.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora. 1994.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 09 jul. 2020.

BRASIL. Portaria ministerial nº 76, de 14 de abril de 2010. Institui o novo Regulamento do Programa de Demanda Social da CAPES. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 14 de abr. 2010. Disponível em: http://www.sr2.uerj.br/dcarh/download/Portaria_076_RegulamentoDS.pdf. Acesso em: 10/12/2018.

CARREÑO, L. S. S. M. Professor da educação superior: discutindo as necessidades de formação pedagógica. Pelotas, 2011. 92 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Universidade Federal de Pelotas, 2011. Disponível em:http://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/123456789/1609/1/Leidne_Sylse_Mello_Carreno_Dissertacao.pdf. Acesso em: 09 jul. 2020.

CUNHA, M. I. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 258-271, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n32/a05v11n32.pdf. Acesso em: 9 jul. 2020.

FERENC, A. V. F.; SARAIVA, A. C. L. C. Os professores universitários, sua formação pedagógica e suas necessidades formativas. Ensino Superior: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, p. 573-589, 2010.

FERRY, G. El trayecto de la formación: Los enseñantes entre la teoría y la práctica. México: Editorial Paidós, 1990.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.

ISAIA, S. M. A. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (orgs.). Docência na Educação Superior. Brasília. 2006.

JOAQUIM, et. al. Estágio Docência: um Estudo no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras. RAC, Curitiba, v.15, n.6, p. 1137 - 1151, nov./dez., 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rac/v15n6/10.pdf. Acesso em: 20 nov. 2018.

JUNGES, K. S.; BEHRENS, M. A. Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, Florianópolis, v.33, n.1, 285-317, jan./abr., 2015.

LETA, F. R.; MELLO, M. H. C. S.; BARBEJAT, M. E. R. P. Estágio em docência: monitoria em nível de pós-graduação. In: COBENGE, 19, 2001, Porto Alegre, Anais... Porto Alegre: PUCRS, 2001. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/18/trabalhos/APP003.pdf. Acesso em: 09 jul. 2020.

LIMA, M. S. L. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Revista Diálogo Educacional, vol. 8, n. 23, jan./abr., 2008.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2013.

MASETTO, M. T. Docência universitária: repensando a aula. In: TEODORO, A. (org.). Ensinar e aprender na educação superior: por uma epistemologia pela curiosidade da formação universitária. São Paulo: Ed. Cortez, 2003. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/napecco/Abordagens/Masetto%20-%20Docencia%20Universitaria.pdf. Acesso em: 19 jul. 2018.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista E-Curriculum, São Paulo, v.1, n.1, dez-jul. 2005-2006.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisa em Administração, São Paulo, v.1., n.3., 2º sem, 1996. Disponível em: https://www.academia.edu/8171621/PESQUISA_QUALITATIVA_CARACTER%C3%8DSTICAS_USOS_E_POSSIBILIDADES. Acesso em: 09 ago. 2018.

OTRANTO, C. R. A reforma da educação profissional e seus reflexos na educação superior. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.22, n.2, p. 122-135, jul.-dez., 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17782. Acesso em: 27 nov. 2022.

PACHANE, G. G. A importância da formação pedagógica para o professor universitário, a experiência da UNICAMP. (Doutorado em educação) – UNICAMP, Campinas, SP, 2003.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência na educação superior. São Paulo: Cortez, 2014.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções - Artigo. Poíesis Pedagógica, Universidade Federal de Goiás, v. 3, p. 11 - 33, 20 maio 2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542/7012. Acesso em: 25 out. 2018.

RIBEIRO, G. M.; ZANCHET, B. M. B. A. Repercussões do Estágio de Docência orientada na formação de professores universitários. In: ANPED SUL, 10, 2014, Florianópolis, Anais [...], Florianópolis: ANPED, 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/866-0.pdf. Acesso em:15 out. 2018.

RODRIGUES, S. A.; DEÁK, S. C. P.; GOMES, A. A. O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores. Horizontes, Itatiba, v. 34, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/viewFile/336/122. Acesso em 09 jul. 2020.

SIMÕES, M. L. O surgimento das universidades no mundo e sua importância para o contexto da formação docente. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.22, n.2, p. 136-152, jul-de.2013. Disponível em:https://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17783. Acesso em: 27 nov. 2022.

SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. Programas de pós-graduação em Educação: lugar de formação da docência universitária? Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v.7, n. 14, 2010. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/18/14. Acesso em: 09 jul. 2020.

ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Publicado

2022-12-15

Cómo citar

LUQUINI PEREIRA, A.; PAIXÃO, J. A. FORMACIÓN DOCENTE PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR: ANÁLISIS DE LAS ACTIVIDADES DESARROLLADAS EN LA ETAPA DOCENTE EN LOS PROGRAMAS DE POSGRADUACIÓN: uma análise das atividades desenvolvidas no estágio de docência em Programas de Pós-Graduação. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202305, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.59546. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/59546. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN