AVALIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES AMBIENTAIS OFERECIDAS EM DOMICÍLIO PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS

Autores

  • Heloisa Briones Mantovani Universidade Estadual Paulista (UNESP) https://orcid.org/0000-0001-9970-7636
  • Aila Narene Dahwache Criado Rocha Professora Doutora de Terapia Ocupacional na Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.60593

Palavras-chave:

Características da Residência, Desenvolvimento Infantil, Educação

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar as oportunidades ambientais para o desenvolvimento motor de bebês oferecidas em seu domicílio. Participaram desta pesquisa 21 bebês, de 0 a 24 meses, e seus cuidadores, moradores de um bairro abrangido por uma Unidade de Saúde da Família (USF). Foi utilizado o instrumento Affordances in the Home Environment for Motor Development (AHEMD), a fim de investigar a qualidade e a quantidade das oportunidades de desenvolvimento motor oferecidas pelo ambiente domiciliar. Os resultados demonstraram que as categorias “Espaço Externo”, “Materiais para Motricidade Fina” e “Materiais para Motricidade Grossa” apresentaram as piores pontuações do estudo. Em relação aos bebês matriculados na creche, foi identificado que apenas 7 dos 21 bebês frequentam a creche e que nenhum dos bebês foi matriculado antes dos 18 meses de idade. Foi possível concluir a necessidade de outros espaços como, por exemplo, o ambiente escolar, as áreas públicas de lazer, entre outros, para suprir os estímulos que não estão disponíveis no ambiente domiciliar.

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Publicado

2021-08-27

Como Citar

BRIONES MANTOVANI, H.; ROCHA, A. N. D. C. AVALIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES AMBIENTAIS OFERECIDAS EM DOMICÍLIO PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 265–282, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.60593. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/60593. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA