Concurso docente nas universidades federais da região Centro-Oeste:

uma análise das formas de avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.62683

Palavras-chave:

Seleção docente, Concurso público, Métodos de seleção

Resumo

O concurso docente constituiu-se, ao longo do tempo, como o principal instrumento para a seleção de professores das universidades públicas. Considerado um processo complexo, é regulamentado por meio de resoluções e editais publicados por essas instituições com o objetivo de selecionar pessoas com um perfil determinado. O presente artigo analisou as formas de avaliação do concurso docente nas universidades federais do Centro-Oeste por meio de uma pesquisa documental dos regulamentos e editais dessas instituições, fazendo uso de procedimento qualitativo que possibilitou descrever as formas de avaliação. Como resultado, identificou-se que prevalecem as provas escrita, didática e de títulos como principais mecanismos de avaliação. Dentre as oito universidades analisadas, apenas uma utiliza a prova oral para defesa de conhecimentos, avaliando a exposição da produção acadêmica e dos conhecimentos do candidato na área do concurso. No entanto, não há um consenso sobre os critérios de avaliação e, assim, cada instituição prioriza, com maior peso, aquele instrumento de avaliação que seus conselhos reconhecem como mais importantes.

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Biografia do Autor

Nelson Tsuji Junior, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrando em Administração Pública pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Tairo Forbat Araujo, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrando em Administração Pública. Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Jane Corrêa Alves Mendonça, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Administração (UNIMEP). Professora da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) e do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

TSUJI JUNIOR, N.; FORBAT ARAUJO, T.; CORRÊA ALVES MENDONÇA, J. Concurso docente nas universidades federais da região Centro-Oeste:: uma análise das formas de avaliação. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202339, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.62683. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/62683. Acesso em: 27 abr. 2024.