Educação de jovens e adultos e construção curricular

desafios e complexidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65500

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Construção Curricular, Educação Básica

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos é uma das principais modalidades da Educação Básica no Brasil. Os sujeitos da EJA possuem histórias de vida diversificadas, e buscam o início ou a retomada dos seus estudos por diferentes caminhos e contextos. A construção curricular para este público, em específico, precisa estar em abertura e amplo diálogo para que suas especificidades e seus desafios sejam atendidos, para além da seleção de conteúdos ou da organização de objetivos ou competências, considerando-se as estratégias de avaliação, a prática pedagógica, normativos de políticas públicas educacionais específicas para a modalidade etc. Neste artigo, objetiva-se refletir sobre tais desafios da construção curricular para a Educação de Jovens e Adultos, no sentido de, como ponto de partida, propor caminhos que se encontrem com os sujeitos da modalidade na diversidade que os define.

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Biografia do Autor

Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Universidade Católica de Brasília

Graduado em Geografia pela UNESP – Campus Rio Claro/SP (2009), Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (2013), Doutor em Geografia pela UNESP – Campus Rio Claro/SP (2016). Pós-doutorado pela USP. Atualmente é professor, pesquisador e orientador da Universidade Católica de Brasília e professor de Geografia na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

DE ARAÚJO, G. C. C. Educação de jovens e adultos e construção curricular: desafios e complexidades. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202338, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65500. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/65500. Acesso em: 12 nov. 2024.