AS IMPLICAÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Authors

  • Adilson de Souza Borges UNOESC
  • Ana Coll Delgado UFPEL/UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.56421

Keywords:

Pensamento complexo. Formação de professores. Teoria da complexidade. Formação docente.

Abstract

The article aims to discuss the most striking assumptions of complex thinking or complexity theory, its proposal for the construction of knowledge, as well as some implications for research and teacher training. Through a qualitative approach, we developed a theoretical discussion (MORIN, 1998; LIBÂNEO, 2005) and content analysis (BARDIN, 1977) of some works that dealt with complex thinking in the context of teacher education. The results reveal that complex thinking is an efficient theory in the construction of knowledge in its entirety, which stimulates the development of a broader, reflective, critical, problematizing and transforming vision, which integrates the different personal, social, institutional dimensions. Furthermore, they point out that in complex thinking, knowledge is constituted in polysemy and depth, in a transversal and inter / multidisciplinary way, articulating theory and practice, subject and object, subjectivity and objectivity, in a dynamic that reveals the complexity and contradiction of the different variables that constitute the objects of this process, enhancing the formation of a more active subject in society.

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Author Biographies

Adilson de Souza Borges, UNOESC

Pesquisador na Área da Educação, com ênfase na formação de professores. Professor de Artes e Música. Pedagogo. Doutorando do curso de Doutorado em Educação. 

Ana Coll Delgado, UFPEL/UNOESC

Graduada em Pedagogia (1986), com especialização em Educação (1991) pela Universidade Federal de Pelotas - UFPÈL. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1997). Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2003), com estágio doutoral no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga/Portugal (2002), com supervisão de Manuel Jacinto Sarmento. Pós-doutorado na Universidade de Caen, no Centro de Ciências da Educação – França (2009) em sociologia da infância e antropologia da criança,com supervisão de Julie Delalande. Professora Permanente do PPGEd da UNOESC e Professora Aposentada da UFPEL e colaboradora no PPGE. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq de 2005 a 2015. Tem experiência de Ensino, Pesquisa e Extensão nos Estudos da Criança e Educação Infantil, atuando principalmente nas seguintes áreas de interesse: formação, práticas educativas e docência na Educação Infantil, pesquisas com bebês e crianças pequenas, metodologias investigativas com participação de crianças e jovens, culturas infantis e cultura lúdica. Tem publicações, pesquisas e orientações no campo dos Estudos da Infância/Estudos da Criança e na Educação Infantil. Organizou de 2005 a 2013, quatro dossiês dos Estudos da Infância no Brasil reunindo pesquisadores de Universidades Estrangeiras e Brasileiras. Coordena o Grupo de Pesquisa CIC – Crianças, Infâncias e Culturas desde 2005.

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Published

2022-04-05

How to Cite

DE SOUZA BORGES, A.; COLL DELGADO, A. AS IMPLICAÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 115–134, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.56421. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/56421. Acesso em: 20 dec. 2024.

Issue

Section

REVIEW ARTICLE