PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NOS CURSOS TÉCNICOS DE INSTITUTOS FEDERAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69538

Keywords:

Inclusão; Surdez; Educação profissional

Abstract

This integrative review article addresses the teaching perspective on the inclusion of deaf students in the professional courses of the Federal Institutes of Education - IFEs. In this sense, it aims to analyze national scientific productions published from 2016 to 2023. The databases of SciELO (Scientific Electronic Library Online), Capes Periodicals, and Google Scholar were used as search engines. After applying inclusion and exclusion criteria, the final sample consisted of nine articles, which were analyzed in full. After reading, an analysis was conducted based on thematic similarity and relevance, resulting in three categories: initial and continuing education; curricular and methodological adaptation; and collaborative planning. The analysis reveals challenges in deaf education, emphasizing the importance of critical reflection by teachers and educational institutions. It is expected that this will contribute to the promotion of an inclusive and equitable educational environment that meets the specific learning needs of this audience.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lislayne Oliveira Silva, IFNMG

Mestranda em Ciências Humanas - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM - Campus Diamantina).

Raquel Schwenck de Mello Vianna Soares, UFVJM

Doutora em Educação, Docente do Mestrado em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

Bárbara Carvalho Ferreira, UFVJM

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos, Docente do Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

References

ARAÚJO, Nádia Fernanda Martins de; CASTRO, Renária Rodrigues de. A formação profissional do aluno surdo em uma escola técnica de nível médio. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, Universidade Federal do Piauí, v. 6, n. 2, p. 148-162, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/parfor/article/download/7687/5004. Acesso em 24 de Agosto de 2023.

BRASIL, M. E. C.; DE DIRETRIZES, Lei. Bases da Educação–LDB 9.394/96. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Ensino Fundamental, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em 14 de agosto de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial - MEC/SEESP, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, SEESP, 2008. 64 p.

BRASIL, Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em 26 julho 2023.

BOAVENTURA, Alessandra Barbara César de Freitas; AGUIAR, Aline Simões; SALAZAR, Deuzilene Marques. O surdo na perspectiva inclusiva na EPT: uma experiência docente no IFAM/Campus Eirunepé. Revista Interfaces da Educação, ISSN-E: 2238-4286, Edição Especial, dez. 2021. Disponível em: https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/304/297. Acesso em 22 de Agosto de 2023.

BORDIGNON, Vinícius Spanhol; VIEIRA, Leonardo Cardozo. Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: as experiências de um estudante surdo no curso Técnico em Mecânica. Thema, v. 22, n. 2, p. 463-484, 2023. DOI: Disponível em: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V22.2023.463-484.3311. Acesso em 26 de Agosto 2023.

______. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: Coordenadoria Nacional para integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1994.

______.Lei n. º 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em 21 de julho de 2023.

______. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Brasília, DF,2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/L13409.htm> Acesso em: 20 de julho de 2023.

_____. Decreto n. º 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n. º 10.436, de 24 de abril de 2002. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em 19 de julho de 2023.

_____. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica- Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf. Acesso em 19 de agosto de 2023.

FREITAS, Cristiane Rodrigues de; SILVA, Cirlande Cabral da. A inclusão de alunos surdos em um Instituto Federal: pontos e contrapontos. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, e021, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e021.id976. Acesso em 27 de Agosto de 2023.

FIGLIUZZI, Renato Cesar; SANTOS, Washington Romão dos; GUIMARÃES, Kênia Cristina Tinelli. Inclusão do Aluno Surdo na Educação Profissional: a importância da interação entre o intérprete de libras e os demais atuantes no processo de ensino do Curso Técnico da Escola Estadual Leopoldino Rocha em Itapemirim-ES. Estação Científica, Juiz de Fora, v. 15, n. 1, p. 1-16, jan./jun. 2016. Disponível em: https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2252/1861. Acesso em 23 de agosto de 2023.

FREITAS, C. G.; DELOU, C. M. C.; SÁ, T. M.; CASTRO, H. C. Educação de surdos: Aspectos a se considerar segundo a percepção dos alunos de um Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia sobre sua inclusão em espaço acadêmico. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-22, 2021. DOI Disponível em: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v23i0.5571. Acesso em 29 de agosto de 2023.

LACERDA, C. B. de. Inclusão e educação de surdos: uma abordagem histórico-crítica. In: SKLIAR, C. (Org.). Educação e surdez: construção de uma pedagogia. Porto Alegre: Mediação, 2007. p. 59-74.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, out./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/XzFkq6tjWs4wHNqNjKJLkXQ. Acesso em 25 de outubro de 2023.

MENDES, E. C. A expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os desafios para a democratização do acesso. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 457-474, 2017.

MENESES, Soraya Pacheco de; GALASSO, Bruno. O desafio da implementação da educação profissional e tecnológica inclusiva para surdos: o percurso do Instituto Federal de Sergipe. Educação Especial, v. 44, n. 67, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3131/313169978040/html/. Acesso em 22 de agosto de 2023.

MENEZES, Melissa Rossana de Oliveira et al. Inclusão de alunos surdos no contexto da educação profissional e tecnológica: resultados de uma pesquisa diagnóstica. Research, Society and Development, v. 11, n. 4, e14311427007, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/27007/23763/317657. Acesso em 24 de agosto de 2023.

NASCIMENTO, L. S. SOUZA, C. T. R. de. Educação de surdos e pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática acerca das questões que permeiam a realidade do ensino remoto. Edição Digital. IV Cintedi. 2021.

SILVA, Marimar; OLIVEIRA, Hagar de Lara Tiburcio de. Formação Profissional Integrada ao Ensino Médio: um estudo de caso com estudantes surdo. Revista Educação Especial, v. 33, p. 1-16, 2020. DOI: Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X39507. Acesso em 28 de Agosto de 2023.

STROBEL, K. H.; ROESSLER, M. Inclusão e educação de surdos: perspectivas internacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, n. 147, p. 701-721, dez. 2019.

VILARONGA, Carla Ariela Rios. [et at.]. Inclusão escolar nos Institutos Federais brasileiros: serviços e possibilidades de atuação [recursos eletrônicos] — 1. ed. — São Carlos : De Castro : EDESP-UFSCAR, 2O22. Disponível em: https://editoradecastro.com.br/produto/inclusao-escolar-nos-institutos-federais-brasileiros-servicos-e-possibilidades-de-atuacao/. Acesso em 16 de outubro de 2023.

Published

2024-12-20

How to Cite

OLIVEIRA SILVA, L.; SCHWENCK DE MELLO VIANNA SOARES, R. .; CARVALHO FERREIRA, B. PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NOS CURSOS TÉCNICOS DE INSTITUTOS FEDERAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 34, n. 1, p. e-rte331202510, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69538. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/69538. Acesso em: 20 dec. 2024.

Most read articles by the same author(s)