PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NOS CURSOS TÉCNICOS DE INSTITUTOS FEDERAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69538

Palavras-chave:

Inclusão; Surdez; Educação profissional

Resumo

Este artigo de revisão integrativa aborda a perspectiva docente sobre a inclusão de estudantes surdos nos cursos profissionais dos Institutos Federais de Educação - IFEs. Neste sentido, visa analisar as produções científicas nacionais publicadas de 2016 a 2023. Foram utilizados como buscadores os bancos de dados da SciELO (Scientific Electronic Library Online), Capes Periódicos e Google Acadêmico. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão a amostra final foi composta por nove artigos, que foram analisados na íntegra. Após a leitura, foi realizada uma análise a partir da similaridade e relevância temática, resultando em três categorias: formação inicial e continuada; adaptação curricular e metodológica e planejamento colaborativo. A análise revela desafios na educação para surdos, ressaltando a importância da reflexão crítica por parte dos docentes e das instituições de ensino. Espera-se que este estudo contribua para reflexões e projetos que visem a promoção de um ambiente educacional inclusivo e equitativo que atenda às necessidades específicas de aprendizagem deste público.

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Biografia do Autor

Lislayne Oliveira Silva, IFNMG

Mestranda em Ciências Humanas - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM - Campus Diamantina).

Raquel, UFVJM

Doutora em Educação, Docente do Mestrado em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

Bárbara, UFVJM

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos, Docente do Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

OLIVEIRA SILVA, L.; SCHWENCK DE MELLO VIANNA SOARES, R. .; CARVALHO FERREIRA, B. PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NOS CURSOS TÉCNICOS DE INSTITUTOS FEDERAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 34, n. 1, p. e-rte331202510, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69538. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/69538. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO