REPRENTAÇÕES INFANTIS SOBRE DESENHOS ANIMADOS TELEVISIVOS: UM ESTUDO COM CRIANÇAS ENTRE QUATRO E CINCO ANOS

Autores/as

  • Fernanda Coelho Mendes C. A. Coelho PPGE/UFPB
  • Adelaide Alves Dias PPGE/UFPB

Resumen

Neste texto, apresentamos os dados de nossa pesquisa de Mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. A investigação objetivou conhecer as representações de crianças com idades entre quatro e cinco anos sobre seus desenhos animados televisivos prediletos, com a intenção de contribuir para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, na educação infantil, através da conscientização dos familiares e de educadores sobre a importância da mediação e da utilização dos desenhos animados televisivos como recurso educativo. Trata-se de uma pesquisa empírica qualitativa, baseada na abordagem sociointeracionista, na psicologia do desenvolvimento e no paradigma social da infância, que foi realizada numa escola pública de João Pessoa – Paraíba – com sete crianças. Para que as informações fossem obtidas com mais precisão, foram realizadas entrevistas com as mães e a professora dos sujeitos. Os instrumentos utilizados foram a entrevista-conversa, a confecção de desenhos e a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que os desenhos fazem parte da cultura infantil e promovem o desenvolvimento cognitivo das crianças através de representações e interações. Os discursos infantis revelam crescimento intelectual, autonomia e capacidade de discernimento. Através das imagens em movimento, os desenhos animados podem ativar as emoções, orientar condutas e marcar direções para a ação através da comunicação persuasiva. Também são recursos metodológicos que favorecem aprendizagens e desenvolvem o raciocínio, a imaginação, a reflexão, a criatividade e o domínio de determinados conteúdos apresentados pelos próprios desenhos. Portanto, a educação infantil necessita rever suas metodologias, adequá-las às culturas da

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Coelho Mendes C. A. Coelho, PPGE/UFPB

Publicado

2013-12-19

Cómo citar

COELHO, F. C. M. C. A.; DIAS, A. A. REPRENTAÇÕES INFANTIS SOBRE DESENHOS ANIMADOS TELEVISIVOS: UM ESTUDO COM CRIANÇAS ENTRE QUATRO E CINCO ANOS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 146–162, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/17542. Acesso em: 14 may. 2024.

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN