Ensino Profissional e Tecnológico na era do reformismo:

contradições legais e horizontes potenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68624

Palavras-chave:

Educação Profissional, Currículo, Neoliberalismo

Resumo

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo essencial investigar e apresentar alguns dos aspectos determinantes para a volatilidade e a insegurança jurídica que se abatem sobre as políticas públicas e os currículos para o ensino médio, especialmente na modalidade Educação Profissional e Tecnológica e de que maneira essas transformações e incertezas afetam ou podem afetar as juventudes trabalhadoras em nosso país. O artigo apresenta uma análise bibliográfica e documental de caráter qualitativo, e se inicia a partir de um balanço historiográfico sobre a educação profissional e tecnológica em seu contexto histórico e pretende desfiar algumas reflexões sobre como vem sendo construída a estrutura e a cultura do ensino no Brasil, além de como a educação vem sendo afetada pelo receituário neoliberal desde a década de 1990 e, principalmente, como o recente conjunto de reordenamento jurídico que envolve a Lei 13.415, da reforma do ensino médio e suas normas complementares aprofundaram o abismo existente entre o ensino médio e a universidade, reforçaram a dualidade estrutural da educação, fragmentaram o currículo e esvaziaram de sentido tanto as disciplinas tradicionais como aquelas introduzidas pela própria reforma.

 

Palavras-chave: Educação Profissional. Currículo. Neoliberalismo.

 

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Referências

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

DE PAULA, J. C. Ensino Profissional e Tecnológico na era do reformismo: : contradições legais e horizontes potenciais. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202446, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68624. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/68624. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Quais juventudes querem os currículos? Quais currículos querem as juventudes?