Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Saeculum
Numéro courant
Anteriores
Annonces
À propos
À propos de cette revue
Comité éditorial
Déclaration de confidentialité
Soumissions
Contact
Rechercher
Periódicos UFPB
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 26 No 45 (jul./dez.) (2021): Dossiê - A escrita da história em disputa: os desafios do tempo presente para a prática da pesquisa e do ensino em História
Vol. 26 No 45 (jul./dez.) (2021): Dossiê - A escrita da história em disputa: os desafios do tempo presente para a prática da pesquisa e do ensino em História
Publiée:
2021-12-29
L'ensemble du numéro
EPUB (Português (Brasil))
Expediente
Expediente
01-09
PDF/A (Português (Brasil))
Artigos
Corpus delicti: El cuerpo como indicio en un asesinato del siglo XVI
Alfredo Nava Sánchez
10-22
PDF/A (Português (Brasil))
Representações sócio-históricas da alteridade em escritos corográficos do século XIX
Israel da Silva Aquino
23-36
PDF/A (Português (Brasil))
“Mergulhados em uma profunda tristeza”: tensões políticas na Ordem Terceira do Carmo de São Cristóvão (1874-1882)
Magno Francisco de Jesus Santos
37-56
PDF/A (Português (Brasil))
Problema de saúde pública ou fé? Os caminhos do Espiritismo após o artigo 157 no Rio de Janeiro
Adriana Gomes
57-72
PDF/A (Português (Brasil))
Lima Barreto: um “juristinista” na tribuna das letras
Thiago Venicius de Sousa Costa
73-88
PDF/A (Português (Brasil))
“Redentor do Nordeste”: as obras contra as secas e o projeto político de José Américo de Almeida no Ministério de Viação e Obras Públicas (1930-1934)
Luiz Mário Dantas Burity
89-108
PDF/A (Português (Brasil))
Memória, religiosidade e arte nas práticas culturais do sensível de um guineense do século XXI
Artur Cesar Isaia, Maristela de Godoy
109-124
PDF/A (Português (Brasil))
A opacidade nos bancos de dados digitais e a pesquisa histórica
Nelson de Paiva Bondioli
125-139
PDF/A (Português (Brasil))
O golpe de 2016, as mulheres e o futuro da democracia: neoliberalismo, desigualdade e misoginia
Sônia Weidner Maluf
140-158
PDF/A (Português (Brasil))
A memória difusa de um passado/presente traumático: algumas questões sobre um termo associado a tortura em torno de uma polêmica recente
Carlos Zacarias Sena Júnior
159-175
PDF/A (Português (Brasil))
A escrita da história em disputa: os desafios do tempo presente para a prática d
Ensinar história em tempos de pós-verdade: o que está em jogo?
Damião de Lima, Juliana Alves de Andrade
175-188
PDF/A (Português (Brasil))
O lugar da Guerra do Paraguai em práticas curriculares de professores de História de escolas da educação básica no Brasil e no Paraguai
André Mendes Salles
189-202
PDF/A (Português (Brasil))
Sociodiversidades indígenas: desafios do tempo presente para o ensino em História
Edson Hely Silva
203-215
PDF/A (Português (Brasil))
Em tempo de silêncios, o grito da resistência não pode calar: as parcerias entre o Ensino de História e a Educação dos povos do campo
Tânia Mara de Bastiani
216-230
PDF/A (Português (Brasil))
A cruzada “alternativa” da Brasil Paralelo: a história como instrumento da guerra cultural
Karina Oliveira Brito, Osvaldo Rodrigues Junior
231-246
PDF/A (Português (Brasil))
O fenômeno negacionista e suas representações na narrativa cinematográfica “Negação” (Denial – 2016)
Danilo Linard
247-264
PDF/A (Português (Brasil))
Professores em tempos sombrios: objetivações da ética no Ensino de História
Felipe Dias de Oliveira Silva, Diogo Henrique Vianna, André Victor Cavalcanti Seal da Cunha
265-278
PDF/A (Português (Brasil))
A instituição escolar: do aluno sujeito ao aluno autônomo e o protagonismo no Ensino Médio
Mariangela de Vasconcelos Nunes
279-290
PDF/A (Português (Brasil))
Percepções de alunos e alunas do Ensino Médio sobre o conhecimento histórico: O ensino de história entre os saberes ensinados e os saberes designados a serem ensinados
Andrey Lopes de Souza, Valéria de Jesus Leite
291-304
PDF/A (Português (Brasil))
Por uma História Local: relatos de experiência na formação do docente em História
Luciana Meire Gomes Reges
305-315
PDF/A (Português (Brasil))
Numéro courant
Langue
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Faire une soumission
Faire une soumission