ENSINO DE LITERATURA: O QUE DIZEM AS DISSERTAÇÕES E TESES RECENTES (2001-2010)?
Palavras-chave:
Ensino de Literatura, Banco de Teses da Capes, Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras.Resumo
Trata-se de um mapeamento das recentes pesquisas em torno do ensino de literatura, no âmbito de programas de pós-graduação em Educação e Letras do país. Tem como objetivo identificar dissertações e teses produzidas na última década (de 2001 a 2010), que trazem como uma de suas palavras-chave “ensino de literatura”, no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com acesso pelo Portal Domínio Público. Procura-se identificar temáticas e abordagens, bem como instituições e programas de pós-graduação nos quais tais pesquisas têm acontecido. Conclui-se que: há um impulso para a mudança do ensino, com base em teorias voltadas para a recepção; persistem limitações na busca pela internet, pela aparente lentidão das instituições na inserção dos dados; o modo como os pesquisadores identificam suas pesquisas não leva em conta o suporte digital; por fim, os resumos não são suficientemente precisos quanto aos conteúdos dos textos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-02-28
Como Citar
DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de. ENSINO DE LITERATURA: O QUE DIZEM AS DISSERTAÇÕES E TESES RECENTES (2001-2010)?. DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 2, p. 37–58, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/10715. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.