LITERATURA E ENEM: IMPLICAÇÕES NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Enem – Literatura – Ensino Médio.Resumo
A história do ensino de Literatura, letramento literário, metodologias e práticas avaliativas ocupam um lugar de destaque no meio acadêmico, suscitando pesquisas abrangentes nessa área. Nesse sentido, fazendo um breve percurso da história da literatura no ensino brasileiro, sua metodologia e conceitos diversos desde o século XVI até os dias de hoje, pretendemos refletir sobre o papel e o lugar da Literatura na atualidade, no que se refere ao E, a fim de percebermos o lugar que a Literatura ocupa no Ensino Médio quando se insere tal processo avaliativo em nível nacional. O que se entende, então, por Literatura, levando em consideração os PCNs e o modelo avaliativo do Enem que a inserem numa área chamada de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias? Para ilustrar nossas discussões, analisaremos algumas questões de provas do Enem, observando as implicações de seus documentos, conteúdos, matrizes de referência e avaliações no Ensino Médio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-02-28
Como Citar
RIBEIRO ANDRADE, G. E. LITERATURA E ENEM: IMPLICAÇÕES NO ENSINO MÉDIO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 2, p. 139–153, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/10786. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.