APONTAMENTOS PARA UMA DIDÁTICA DO TEXTO LITERÁRIO
Palavras-chave:
interfaces literatura e ensino, didática do texto literário, FLE, direitos do leitorResumo
Este artigo privilegia as interfaces entre o ensino da literatura e a aprendizagem de língua estrangeira, mais precisamente da língua francesa. A partir do cotejamento do romance Comme un livre (1992) de Daniel Pennac e do artigo Em busca de uma didática do texto literário (2009) de Roser Cervera procura-se aprofundar as teorias sugeridas por estes professores-pesquisadores acerca da importância e das facetas da presença de textos literários no âmbito do ensino. Trata-se de acordar ao texto literário lugar de prestígio no estudo da língua por sua vocação em revelar uma manifestação autêntica, criativa e variada das nuances e das idiossincrasias linguísticas. Inicialmente, pretende-se observar os meandros das relações entre literatura e ensino, sobretudo no que concerne o tempo para a leitura e às representações da leitura na infância e no espaço escolar. Em seguida, a partir de atividades simples bem-sucedidas em sala de aula, busca-se contribuir para a concepção, ainda tímida, de uma didática do texto literário em FLE, didática que coloca em cena textos literários variados com grande aptidão de compelir os aprendizes a manipularem e a produzirem variados suportes textuais. Por fim, deseja-se promover os direitos dos leitores preconizados por Pennac em contexto de ensino, fazendo dialogar aspectos culturais e linguísticos inerentes ao aprendizado de língua estrangeira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-02-28
Como Citar
ROCHA, V. M. da. APONTAMENTOS PARA UMA DIDÁTICA DO TEXTO LITERÁRIO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 2, p. 99–116, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/10788. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.