A IMPORTÂNCIA DOS CONTEXTOS DE ATENÇÃO CONJUNTA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOCOGNITIVO INFANTIL

Autores

  • Carolina Silva Medeiros Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

atenção conjunta, linguagem, interação social.

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo refletir sobre aspectos relacionados ao desenvolvimento sociocognitivo infantil, com foco no desenvolvimento linguístico e na relação estabelecida com os contextos de atenção conjunta. Com base em uma perspectiva sociointeracionista, considera-se primordial as interações sociais entre o adulto-bebê, para que a linguagem seja adquirida. A atenção conjunta acontece quando, em uma relação diádica, o foco da atenção passa a ser dividido para um evento ou objeto exterior à relação. É por meio das cenas de atenção conjunta que as bases sociocognitivas necessárias para a comunicação simbólica se estabelecem. Estudos revelam que os contextos de atenção conjunta atuam como preditores no desenvolvimento linguístico. Logo, a presença da atenção conjunta no início do desenvolvimento infantil será um diferenciador para a aquisição linguística, posto que promove o estabelecimento de um foco conversacional, através de um contexto comum tanto à criança quanto à pessoa com a qual se relaciona.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Silva Medeiros, Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente está concluindo o doutorado pelo mesmo programa (Doutorado em Psicologia Social) na Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2013-06-27

Como Citar

MEDEIROS, C. S. A IMPORTÂNCIA DOS CONTEXTOS DE ATENÇÃO CONJUNTA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOCOGNITIVO INFANTIL. DLCV, João Pessoa, PB, v. 10, n. 1-2, p. 47–53, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/12246. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos