A IMPORTÂNCIA DOS CONTEXTOS DE ATENÇÃO CONJUNTA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOCOGNITIVO INFANTIL

Autores/as

  • Carolina Silva Medeiros Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

atenção conjunta, linguagem, interação social.

Resumen

O presente ensaio tem por objetivo refletir sobre aspectos relacionados ao desenvolvimento sociocognitivo infantil, com foco no desenvolvimento linguístico e na relação estabelecida com os contextos de atenção conjunta. Com base em uma perspectiva sociointeracionista, considera-se primordial as interações sociais entre o adulto-bebê, para que a linguagem seja adquirida. A atenção conjunta acontece quando, em uma relação diádica, o foco da atenção passa a ser dividido para um evento ou objeto exterior à relação. É por meio das cenas de atenção conjunta que as bases sociocognitivas necessárias para a comunicação simbólica se estabelecem. Estudos revelam que os contextos de atenção conjunta atuam como preditores no desenvolvimento linguístico. Logo, a presença da atenção conjunta no início do desenvolvimento infantil será um diferenciador para a aquisição linguística, posto que promove o estabelecimento de um foco conversacional, através de um contexto comum tanto à criança quanto à pessoa com a qual se relaciona.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Silva Medeiros, Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente está concluindo o doutorado pelo mesmo programa (Doutorado em Psicologia Social) na Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2013-06-27

Cómo citar

MEDEIROS, C. S. A IMPORTÂNCIA DOS CONTEXTOS DE ATENÇÃO CONJUNTA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOCOGNITIVO INFANTIL. DLCV, João Pessoa, PB, v. 10, n. 1-2, p. 47–53, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/12246. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Artigos