Ensino de Latim
métodos e abordagens teóricas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2020v16n1.52228Resumo
Este artigo traz o resultado de uma prática de ensino de latim em cursos de Letras durante mais de uma década. O estudo tem por objetivo analisar a práxis docente, unificando teoria e prática, ajustando-as conforme as necessidades suscitadas em sala de aula. Na tentativa de eleger uma teoria adequada a realidade da URCA, foi realizada a aplicação de métodos de ensino, entre eles: método tradicional, método gramatical com fragmentos de textos, método textual - I, método textual - II e método semântico com foco na tradução. Para a confecção da pesquisa, foi realizada uma revisão de literatura, com destaque para as gramáticas de latim mais utilizadas, bem como as diversas bibliografias sobre ensino de língua clássica, que têm servido para a qualificação profissional de professores de latim. Da teoria da Semântica Lexical, foram consultados: Ribeiro (2016), Castilho (2014), Cançado (2012), Ilari e Geraldi (2006), Ilari (2001), entre outros. Conclui-se o estudo com reflexões acerca da prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 DLCV - Língua, Linguística & Literatura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.