Ensino de Latim

métodos e abordagens teóricas

Autores/as

  • Adilio Junior de Souza Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Denilson Pereira Matos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2020v16n1.52228

Resumen

Este artigo traz o resultado de uma prática de ensino de latim em cursos de Letras durante mais de uma década. O estudo tem por objetivo analisar a práxis docente, unificando teoria e prática, ajustando-as conforme as necessidades suscitadas em sala de aula. Na tentativa de eleger uma teoria adequada a realidade da URCA, foi realizada a aplicação de métodos de ensino, entre eles: método tradicional, método gramatical com fragmentos de textos, método textual - I, método textual - II e método semântico com foco na tradução. Para a confecção da pesquisa, foi realizada uma revisão de literatura, com destaque para as gramáticas de latim mais utilizadas, bem como as diversas bibliografias sobre ensino de língua clássica, que têm servido para a qualificação profissional de professores de latim. Da teoria da Semântica Lexical, foram consultados: Ribeiro (2016), Castilho (2014), Cançado (2012), Ilari e Geraldi (2006), Ilari (2001), entre outros. Conclui-se o estudo com reflexões acerca da prática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adilio Junior de Souza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB (Proling/UFPB), especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa e graduado em Letras pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Professor temporário de Língua Latina e História da Língua Portuguesa no curso de Letras da Unidade Descentralizada de Missão Velha - CE (UDMV/Urca). Foi membro do Grupo de Pesquisa Teorias Linguísticas de Base (TLB), registrado no CNPq (UFPB/2014-2016). Participa do Núcleo de Pesquisa em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola, registrado no CNPq (UFPE/2019-vigente). Coordenou o Projeto Estudos Clássicos (Urca/2016-2018). Desenvolve pesquisas em Linguística, Filologia e Língua Latina. É autor/coautor de artigos e capítulos em periódicos e em livros na área da Linguística e Literatura.

Denilson Pereira Matos, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2008); Mestrado em Estudos da Linguagem (Língua Portuguesa e Linguística) pela Pontifícia Universidade Católica- PUC/RJ (2003); Especialista em Língua Portuguesa (UERJ) e em EaD pelo SENAC (2000 e 2010). Graduação em Letras Bacharelado e Licenciatura Português Literaturas - UERJ (1995 e 1997). Atualmente é Professor associado na Universidade Federal da Paraíba/UFPB, Professor UAB/Letras e Libras UFPB Virtual e docente do PROLING: Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Programa de Mestrado Profissional em Linguística e Ensino - MPLE. Coordenador do curso Lato Sensu CLELP/PRPG/UFPB/

Publicado

2020-06-15

Cómo citar

SOUZA, A. J. de; MATOS, D. P. Ensino de Latim: métodos e abordagens teóricas. DLCV, João Pessoa, PB, v. 16, n. 1, p. e020006, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2020v16n1.52228. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/52228. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ: Língua e Literatura Clássicas