Análise de exercícios de leitura de poemas em livro didático de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2021v17.63141Resumo
O tema desta pesquisa é a abordagem dos exercícios de leitura de poemas contidos num livro didático de Língua Portuguesa dirigido para o 9° ano de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Assim, propõe-se a investigar se tal material didático oferecido nessa determinada escola pode ser uma ferramenta de auxílio ao professor para o desenvolvimento de procedimentos de leitura de poema sob uma perspectiva sociocognitiva. Para tanto, apresentaram-se as contribuições de Solé (1996), Tavares (2007), Sousa e Gabriel (2009), Marcuschi (2013) entre outros, que refletem sobre a abordagem sociocognitiva de leitura. Utilizou-se pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico sobre concepções de leitura e de gênero discursivo baseada nos autores citados. Os resultados mostraram que os exercícios do volume refletem um visão de leitura como processo de decodificação e priorizam o ensino de conceitos gramaticais e o reconhecimento da estrutura do gênero, não favorecendo a produção de inferências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 DLCV - Língua, Linguística & Literatura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.