Análise de exercícios de leitura de poemas em livro didático de língua portuguesa

Autores/as

  • Allison Guimarães Andrade Universidade de Taubaté https://orcid.org/0000-0001-6092-9864
  • Sônia Matias de Pontes Silva UNITAU - Universidade de Taubaté
  • Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi UNITAU - Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2021v17.63141

Resumen

O tema desta pesquisa é a abordagem dos exercícios de leitura de poemas contidos num livro didático de Língua Portuguesa dirigido para o 9° ano de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Assim, propõe-se a investigar se tal material didático oferecido nessa determinada escola pode ser uma ferramenta de auxílio ao professor para o desenvolvimento de procedimentos de leitura de poema sob uma perspectiva sociocognitiva. Para tanto, apresentaram-se as contribuições de Solé (1996), Tavares (2007), Sousa e Gabriel (2009), Marcuschi (2013) entre outros, que refletem sobre a abordagem sociocognitiva de leitura. Utilizou-se pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico sobre concepções de leitura e de gênero discursivo baseada nos autores citados. Os resultados mostraram que os exercícios do volume refletem um visão de leitura como processo de decodificação e priorizam o ensino de conceitos gramaticais e o reconhecimento da estrutura do gênero, não favorecendo a produção de inferências.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Allison Guimarães Andrade, Universidade de Taubaté

Mestrado em Linguística Aplicada e professor do curso de pós-graduação lato sensu em Gramática e Uso. Professor de Língua Portuguesa da rede particular de ensino.

Sônia Matias de Pontes Silva, UNITAU - Universidade de Taubaté

Mestra em Linguística Aplicada e professora da rede municipal de ensino da cidade de São José dos Campos.

Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi, UNITAU - Universidade de Taubaté

Professora Doutora vinculada ao Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté.  

Publicado

2021-12-13

Cómo citar

ANDRADE, A. G.; SILVA, S. M. de P.; LOPES-ROSSI, M. A. G. Análise de exercícios de leitura de poemas em livro didático de língua portuguesa. DLCV, João Pessoa, PB, v. 17, p. e021007, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2021v17.63141. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/63141. Acesso em: 22 dic. 2024.