O estágio como égide profissional do educador

um relato de experiência

Autores

  • Gabriel Ferreira Melo de Oliveira Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Liliane Afonso de Oliveira Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2025v21.65229

Palavras-chave:

Estágio, Experiência, Formação profissional

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência, pois busca discutir, após práticas vivenciadas no Estágio Supervisionado I, realizado pelo graduando do curso de Licenciatura em Letras-Português, na Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Belém, numa turma de 9º ano  do Ensino Fundamental II, na Escola Estadual Virgilio Libonati. A partir disso, este relato tem como finalidade comparticipar as experiências vivenciadas no âmbito escolar no que tange ao processo de ensino-aprendizagem dentro de uma sala de aula da turma observada, refletir sobre as práticas utilizadas e amparar a discussão sobre o processo entre teoria e prática. Logo, o escopo do estudo está amparado por meio de pesquisa bibliográfica aos pensamentos de Antunes (2003), Belotti (2010), Pimenta (2002), entre outros. A partir do analisado em sala de aula, a importância do Estágio Supervisionado torna-se vital devido à necessidade do conhecimento da realidade do ensino de português.

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Biografia do Autor

Gabriel Ferreira Melo de Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Discente no curso de graduação em Licenciatura em Letras-Português.

Liliane Afonso de Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutora em Comunicação, Linguagens e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (UNAMA), com a Tese intitulada "Análise documental dos resultados das políticas de avaliação nacional em Língua Portuguesa: a invisibilidade dos alunos surdos na Prova Brasil". Mestra do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA) (2012); Especialista em Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) (2015); Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Cidade de São Paulo (2021). Possui licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade da Amazônia (UNAMA) (2009). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise linguística das línguas de sinais, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição de línguas de sinais, tanto L1 como L2, estudos linguísticos da Libras, bilinguismo, educação de surdo e Língua Portuguesa. É autora do livro "Discursos da mídia impressa sobre a violência nas escolas públicas: corpo, identidade e regimes de verdade em Belém do Pará.

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Publicado

2025-03-26

Como Citar

OLIVEIRA, G. F. M. de; OLIVEIRA, L. A. de. O estágio como égide profissional do educador: um relato de experiência. DLCV, João Pessoa, PB, v. 21, p. e025002, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2025v21.65229. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/65229. Acesso em: 10 abr. 2025.