Ler e contar histórias na educação infantil

caminhos para o desenvolvimento do leitor criança

Autores

  • Maciana Xavier Barbosa Instituto Superior de Educação de Cajazeiras
  • Abraão Vitoriano de Sousa Universidade Federal de Pernambuco
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65959

Palavras-chave:

Educação Infantil, Contação de histórias, Leitura

Resumo

O processo de contação de história, que se dá através da leitura e que auxilia na formação de um ser pensante, sensível e crítico, por meio da mediação do professor, levando as crianças a desenvolverem sua percepção de mundo, remete ao seguinte questionamento: de que forma a contação de história na Educação Infantil pode contribuir para o desenvolvimento comunicativo da criança? O objetivo deste estudo consiste em apresentar a contação de história na Educação Infantil, ressaltando suas contribuições para o desenvolvimento comunicativo da criança. O método utilizado nessa pesquisa é de caráter bibliográfico, descritivo e qualitativo sob a análise de importantes autores, como: Fonseca (2013), Dohme (2013), Abramovich (1997) e outros documentos normativos: DCNEI (2010), BNCC (2018) e outros. É perceptível que este trabalho é um processo contínuo de aprendizagem e de consideráveis discussões, o qual pode subsidiar o professor na sala de aula da Educação Infantil, contribuindo na construção do conhecimento da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maciana Xavier Barbosa, Instituto Superior de Educação de Cajazeiras

Graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação de Cajazeiras, Brasil (2020).
Professora do Colégio de Educação Infantil e Ensino Fundamental Equipe, Brasil.

Abraão Vitoriano de Sousa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação pela UFPE
Mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil (2019)
Horista da FASP - FACULDADE SAO FRANCISCO DA PARAIBA , Brasil

Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Ciências da Saúde (FMSCSP-2020). Mestre em Ensino (UERN-2023). Mestre em Sistemas Agroindustriais (UFCG-2016). Especialista em Processos Educacionais na Saúde com Ênfase em Tecnologias Educacionais Construtivistas (IEP Sírio Libanês-2017). Especialista em Processos Educacionais na Saúde com Ênfase em Metodologias Ativas (IEP Sírio Libanês -2016). Especialista em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde (UFF-2015). Especialista em Gestão da Atenção Básica e Redes Microrregionais de Saúde (UFPB-2014). Especialista em Gestão da Política de Alimentação e Nutrição (FIOCRUZ-2014). Especialista em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (UFRN-2014). Especialista em Saúde da Família (FIP-2011). Graduada em Enfermagem (UFCG-2011). Licenciada em Letras Língua Portuguesa (IFPB-2019).

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobice. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2005.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 1 jul. 2020.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Coordenação geral de Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/ SEP/ COEDF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Ministério da Educação. Brasília: MEC/SEB, 2009.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Lei nº. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Ministério de Educação e Cultura. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

CARDOSO, A. L. S. A contação de histórias no desenvolvimento da Educação Infantil. Faculdade de Administração e Ciências Contábeis – FAC, São Roque, 2016. Disponível: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdf/v62016/ARTIGO-ANA-LUCIA-SANCHES.pdf. Acesso em: 06 set. 2020.

DOHME, V. D. A. Técnicas de contar histórias: um guia para os adultos usarem as histórias como meio de comunicação e transmissão de valores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

FONSECA, E. (org.). Interações: com os olhos de ler, apontamentos sobre a leitura para a prática do professor da Educação Infantil. São Paulo: Blucher, 2012. (Coleção Interações).

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

ORTIZ, C.; CARVALHO, M. T. V. Interações: ser professor de bebês – cuidar, educar e brincar, uma única ação. São Paulo: Editora Bluche, 2012. (Coleção Interações).

PERROTTI, E. A organização dos espaços de leitura na Educação Infantil. In: BAPTISTA, Mônica Correia. et al. (org.). Literatura na Educação Infantil: acervos, espaços e mediações. Brasília: MEC, 2015.

RATEAU, D. Ler com as crianças pequenas. In: BAPTISTA, Mônica Correia et al. (org.). Literatura na Educação Infantil: acervos, espaços e mediações. Brasília: MEC, 2015.

Downloads

Publicado

2022-12-17

Como Citar

BARBOSA, M. X.; SOUSA, A. V. de; CABRAL, S. A. A. de O. Ler e contar histórias na educação infantil: caminhos para o desenvolvimento do leitor criança. DLCV, João Pessoa, PB, v. 18, p. e022013, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65959. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/65959. Acesso em: 20 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)