O estudo dos pronomes no ensino da Língua Portuguesa para Estrangeiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2025v21.67095

Palavras-chave:

Sociolinguística, Pronomes, Português para Estrangeiros

Resumo

Considerando a relevância de viabilizar o ensino e aprendizagem do Português Brasileiro (PB) para estrangeiros, é importante reconhecer os principais traços linguísticos que influenciam nesse processo. Nessa perspectiva, o artigo aborda a sociolinguística, a partir da “teoria variacionista”, de William Labov, no que tange ao uso dos pronomes nas modalidades oral ou escrita. A partir de uma breve análise das gramáticas normativas e descritivas, é possível identificar diferentes formas no uso dos pronomes – especificamente: “tu” e “você”; “nós” e “a gente”; “seu(s)”/“sua(s)” e “dele(s)”/“dela(s)”. Em paralelo, este trabalho analisa o mesmo conteúdo nos livros didáticos voltados ao ensino da língua para estrangeiros, a fim de identificar sua abordagem no que diz respeito às peculiaridades morfossintáticas desses pronomes. O trabalho contempla a pesquisa bibliográfica e a análise descritiva dos livros didáticos mais utilizados por estrangeiros, e discute a aplicabilidade desses livros para uso dos profissionais da educação.

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Publicado

2025-03-26

Como Citar

GOMES, M. M.; OLIVEIRA, R. C. de. O estudo dos pronomes no ensino da Língua Portuguesa para Estrangeiros. DLCV, João Pessoa, PB, v. 21, p. e025001, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2025v21.67095. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/67095. Acesso em: 10 abr. 2025.

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