ENSINO DA NORMA CULTA: POLÍTICAS DE SUBSTITUIÇÃO OU AMPLIAÇÃO DIALETAL?
Palabras clave:
Língua Portuguesa. Variação. Norma Culta. Ensino.Resumen
Neste artigo, apresentam-se os resultados de uma pesquisa realizada nos moldes da Sociolinguística Aplicada. Uma investigação que tentou descortinar se o ensino da norma culta em aulas de Língua Portuguesa em uma escola pública é pautado por políticas de substituição ou de ampliação das variedades linguísticas dos alunos. Para tanto, embasando-se nos pressupostos da Sociolinguística Educacional e em aspectos de metodologia do ensino de Língua Portuguesa como língua materna, analisa-se a prática de dois professores de Ensino Fundamental e a relação, nem sempre pacífica, entre as variedades dos alunos e a variedade culta da língua em sala de aula.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-01-20
Cómo citar
CORREIA, F. ENSINO DA NORMA CULTA: POLÍTICAS DE SUBSTITUIÇÃO OU AMPLIAÇÃO DIALETAL?. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 2, p. 59–77, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/18589. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.