A NÃO COINCIDÊNCIA INTERDISCURSIVA: MARCA DA RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LETRAS

Autores/as

  • Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

Responsabilidade enunciativa, Não-coincidência interdiscursiva, Monografia de conclusão de curso, Análise textual dos discursos

Resumen

O presente trabalho analisa a não-coincidência interdiscursiva como marca que assinala a responsabilidade enunciativa em Monografias de Conclusão de Curso, a partir do quadro teórico da Análise Textual dos Discursos. Este trabalho tem suas bases assentadas, principalmente, na perspectiva teórica de Adam (2008) e dialoga com os estudos enunciativos de Authier-Revuz (1998; 2004). O corpus desta pesquisa é constituído por 10 (dez) seções de revisão da bibliografia de monografias de conclusão de curso de Letras. O jogo entre atribuição e/ou assunção de pontos de vista é aspecto constitutivo da natureza do gênero monográfico. É nesse jogo dialógico que os sentidos são produzidos, materializando-se por meio de mecanismos linguístico-enunciativos. Nesse sentido, a não-coincidência interdiscursiva, como marcas da responsabilidade enunciativa, atuam no texto monográfico de modo a promover um diálogo com o outro na tessitura textual em um jogo de atribuição e/ou de assunção de pontos de vista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013).

Publicado

2017-01-20

Cómo citar

NASCIMENTO, I. A. de A. A NÃO COINCIDÊNCIA INTERDISCURSIVA: MARCA DA RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LETRAS. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 2, p. 113–133, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/19168. Acesso em: 13 may. 2024.

Número

Sección

Artigos