TOPÔNIMOS, NOMES DE ESCOLA E MEMÓRIA: O LÉXICO COMO REPERTÓRIO DO CONHECIMENTO CULTURAL

Autores/as

  • Carla Bastiani Universidade Federal do Tocantins

Palabras clave:

Topônimos, Nomes de escola, Memória, Patrimônio cultural.

Resumen

O objetivo deste artigo é tecer considerações a respeito do topônimo como um registro temporal da cosmovisão de um determinado grupo social, ao levar em consideração o fato de que, subjacente a ele, estão vestígios da identidade e da história desse grupo. Desse modo, ao resgatar a memória dos topônimos que denominam as escolas de uma comunidade, é possível reconstruir parte da sua história, bem como recuperar e trazer à tona informações relacionadas à constituição do patrimônio cultural dessa comunidade que se encontram subjacentes a esses nomes. Nesse sentido, primeiramente, são discutidos os aspectos gerais que envolvem o processo de nomeação de lugares na vertente toponímica; em seguida, são abordadas questões relativas ao signo toponímico e à sua motivação inerente; finalmente, o topônimo é examinado como meio de preservação da memória do grupo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Bastiani, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2012). Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior - UNINTER (2014). Mestre em Ensino de Língua e Literatura - PPGL/UFT (2016). É pesquisadora na área de Linguística, ênfase em Onomástica/Toponímia.

Publicado

2016-10-05

Cómo citar

BASTIANI, C. TOPÔNIMOS, NOMES DE ESCOLA E MEMÓRIA: O LÉXICO COMO REPERTÓRIO DO CONHECIMENTO CULTURAL. DLCV, João Pessoa, PB, v. 12, n. 2, p. 189–207, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/30024. Acesso em: 13 may. 2024.

Número

Sección

Artigos