Intertextualidade e interdiscurso em quatro publicidades de O Boticário
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42466Palabras clave:
Análise do discurso. Interação Verbal. Intertextualidade. Interdiscurso. Publicidade.Resumen
Esta pesquisa, à luz das contribuições teóricas dos estudos do texto e do discurso, propõe uma abordagem das relações intertextuais e interdiscursivas presentes em peças publicitárias impressas da empresa de cosméticos “O Boticário”. O estudo utiliza a metodologia documental de caráter qualitativa e toma como corpus de análise quatro publicidades de “O Boticário”, publicadas em 2005, criadas em estreita relação com contos de fadas conhecidos: Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel. O estudo ressalta a ampla importância das reflexões de Bakhtin e Volochínov (2006) na compreensão das relações dialógicas presentes em todo e qualquer texto. Como principais conclusões, a pesquisa confirma o postulado teórico de que todo processo de significação é social. Desse modo, o signo (tanto a palavra quanto a imagem) está sempre em processo de (re)significação, como se pode perceber no mapeamento das relações intertextuais e interdiscursivas nas publicidades do “O Boticário” selecionadas para análise.Descargas
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Publicado
2018-12-31
Cómo citar
JESUS, J. de F. A. de; CARVALHAES, W. L. Intertextualidade e interdiscurso em quatro publicidades de O Boticário. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 2, p. 320–338, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42466. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/42466. Acesso em: 22 dic. 2024.
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Artigos
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