A HIPÓTESE INATISTA DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM PERSPECTIVA: ASPECTOS REALÇADOS E ENCOBERTOS

Autores/as

  • Paulina Lira Carneiro

Resumen

A hipótese inatista de aquisição da linguagem surgiu em meados da década de 50, com os estudos sobre a gramática gerativa, empreendidos por Noam Chomsky, e constitui, ainda hoje, uma das principais teorias para explicar como se dá o processo de aquisição da linguagem pela criança. Nesse artigo tencionamos abordar a hipótese inatista, discorrendo sobre os aspectos postos em relevo no interior deste paradigma teórico, mas também problematizando os fatores por ele negligenciados, ou, por assim dizer, deixados na penumbra. Empreenderemos, assim, sob um viés sociointeracionista, um breve reexame crítico de alguns dos pressupostos inatistas, procurando evidenciar as lacunas mais significativas da explicação inatista para o processo de aquisição de linguagem. Procuraremos demonstrar que a abordagem inatista subestimou fatores imprescindíveis que intervêm neste processo, como os de ordem social, comunicativa, histórica e cultural, avaliando o importante papel desempenhado por tais fatores no fenômeno da aquisição.

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Publicado

2010-12-01

Cómo citar

CARNEIRO, P. L. A HIPÓTESE INATISTA DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM PERSPECTIVA: ASPECTOS REALÇADOS E ENCOBERTOS. DLCV, João Pessoa, PB, v. 7, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/4759. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos