Pressupostos enunciativos da linguagem

Autores/as

  • Cristina Novikoff Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias
  • Sergio Batista da Silva Instituto Politécnico Millenium

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2023v19.65941

Resumen

Considerando, concomitantemente, três ideias: 1ª) “levando em consideração que dominar uma língua particular implica algo mais do que dominar um determinado código, implica a apropriação e construção de formas peculiares de entender e conceber o mundo”, (BERENBLUM, 2003, p.179); 2ª) “o foco de interesse do pesquisador qualitativo é diversificado e busca a obtenção de dados descritos mediante o contato direto e interativo com a situação objeto” (CRESWEL, 2006, p. 79) e; 3ª) que toda compreensão de um texto falado ou escrito implica numa responsividade e consequentemente em um juízo de valor (BAKHTIN, 1992); delineia-se o pressuposto de que as metáforas traçadas na linguagem acadêmica expressam os juízos de valor que norteiam comportamentos e relações educacionais, carecendo de uma análise epistemológica de modo interdisciplinar.

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Biografía del autor/a

Cristina Novikoff, Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias

Possui pós-doutorado em Educação pela FEBFE/UERJ (2013), Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUCSP (2006), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro pela UERJ (2002), Especialista em Formação de Docentes para o Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2000), em Psicopedagogia na Educação pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1998) e, em Ginástica Escolar pela Fundação Oswaldo Aranha (1993). É Graduada em Pedagogia pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1990) e em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1987). Atuou em diferentes Instituições de Educação e níveis de ensino, o que lhe permitiu ampliar seu olhar para o ensino, a pesquisa e extensão. Concursada na Universidade Federal de Campina Grande ? UFCG na cidade de Cajazeiras, no estado da Paraíba, em 2015, onde atuou como professora do magistério superior na graduação e como professora colaboradora no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), nas funções de Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Formação de Professores, como Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP/ HUAC e do Conselho Superior de Pesquisa. Em 2020 passou a atuar no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias - CEP/FDC, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) nos programas de pós-graduação lato e stricto sensu. Foi Editor-gerente da RPI - Revista de Pesquisas Interdisciplinares ? CFP/UFCG e foi líder do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES/UFCG/DGPCNPq (2010-2022). Atualmente é líder do grupo de pesquisa NeuroMil: da formação ao combate (PROPESQUISA2022/CADESM/EB).

Sergio Batista da Silva, Instituto Politécnico Millenium

Mestre em Letras e Ciências Humanas pela Universidade do Grande Rio. Leciona Técnicas de Produção de Textos, Língua Portuguesa e Teoria da Literatura para o Ensino Médio e Pré-Enem. Instrutor da Marinha do Brasil nos Cursos de Formação de Aquaviário – CFAQ. Professor do Instituto Politécnico Millenium - Português e Produção de Textos e da Prefeitura de Petrópolis, RJ.

Publicado

2023-04-04

Cómo citar

NOVIKOFF, C.; SILVA, S. B. da. Pressupostos enunciativos da linguagem. DLCV, João Pessoa, PB, v. 19, p. e023012, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2023v19.65941. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/65941. Acesso em: 22 dic. 2024.