O ASPECTO TENDENCIAL DA NEGATIVIDADE COMO LINHA DE FORÇA DA POESIA MODERNA EM DULCE MARÍA LOYNAZ E ORIDES FONTELA

Auteurs

  • Yoanky Cordero Gomez Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campûs de São José do Rio Preto

Mots-clés :

Hugo Friedrich. Lírica moderna. Negatividade. Dulce María Loynaz. Orides Fontela.

Résumé

Este trabalho, visando às análises da tendência da negatividade como linha de força da poesia moderna, propõe a discussão desta problemática desenvolvida no livro La estructura de la lírica moderna: de Baudelaire hasta nuestros días (1974), de Hugo Friedrich, cujas ideias foram aplicadas nas respectivas obras das poetas Dulce María Loynaz (Cuba) e Orides Fontela (Brasil), expoentes da poesia lírica latino-americana. Os poemas “Premonición” (Versos, 1920-1938) e “Rosa” (Transposição, 1966-1967), pertencentes às poetas, respectivamente, são significativos de um contexto marcado pelas interações intensas de cálculo e de fantasia e, com certeza, de modernidade, através de uma perspectiva crítica que considera a negação como elemento fundamental de tais poemas. O trabalho demandou a revisão de alguns dos paradigmas da Modernidade, seus precursores e suas características principais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Yoanky Cordero Gomez, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campûs de São José do Rio Preto

Departamento de Estudos linguísticos e Literários. Área de Letras.

Téléchargements

Publiée

2016-07-28

Comment citer

CORDERO GOMEZ, Y. O ASPECTO TENDENCIAL DA NEGATIVIDADE COMO LINHA DE FORÇA DA POESIA MODERNA EM DULCE MARÍA LOYNAZ E ORIDES FONTELA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 12, n. 1, p. 51–71, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/17265. Acesso em: 20 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos