O ASPECTO TENDENCIAL DA NEGATIVIDADE COMO LINHA DE FORÇA DA POESIA MODERNA EM DULCE MARÍA LOYNAZ E ORIDES FONTELA
Mots-clés :
Hugo Friedrich. Lírica moderna. Negatividade. Dulce María Loynaz. Orides Fontela.Résumé
Este trabalho, visando às análises da tendência da negatividade como linha de força da poesia moderna, propõe a discussão desta problemática desenvolvida no livro La estructura de la lírica moderna: de Baudelaire hasta nuestros días (1974), de Hugo Friedrich, cujas ideias foram aplicadas nas respectivas obras das poetas Dulce María Loynaz (Cuba) e Orides Fontela (Brasil), expoentes da poesia lírica latino-americana. Os poemas “Premonición” (Versos, 1920-1938) e “Rosa” (Transposição, 1966-1967), pertencentes às poetas, respectivamente, são significativos de um contexto marcado pelas interações intensas de cálculo e de fantasia e, com certeza, de modernidade, através de uma perspectiva crítica que considera a negação como elemento fundamental de tais poemas. O trabalho demandou a revisão de alguns dos paradigmas da Modernidade, seus precursores e suas características principais.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2016-07-28
Comment citer
CORDERO GOMEZ, Y. O ASPECTO TENDENCIAL DA NEGATIVIDADE COMO LINHA DE FORÇA DA POESIA MODERNA EM DULCE MARÍA LOYNAZ E ORIDES FONTELA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 12, n. 1, p. 51–71, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/17265. Acesso em: 20 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
(c) Tous droits réservés DLCV - Língua, Linguística & Literatura 2016
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.