CARLO GINZBURG E O DIALOGISMO: A HISTORIOGRAFIA NO ENCONTRO COM BAKHTIN
Mots-clés :
dialogismo, historiografia, Carlo GinzburgRésumé
Este artigo propõe uma análise da concepção de dialogismo e, por decorrência e co-relação, da categoria texto, nas reflexões teóricas de Carlo Ginzburg publicada no artigo O Inquisidor como antropólogo (1991). Para tanto, tomarei por base os escritos de Mikhail Bakhtin reunidos nos títulos Estética da Criação Verbal (2003) e Questões de literatura e estética: a teoria do romance (1998), assim como contribuições de pesquisadores de sua obra, buscando identificar o modo como o historiador italiano se apropriou da noção de dialogismo em sua construção teórica, resultando daí uma ideia de texto que sustenta e percorre pelo conceito de História de Ginzburg.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2017-01-20
Comment citer
DE SOUZA, M. A. CARLO GINZBURG E O DIALOGISMO: A HISTORIOGRAFIA NO ENCONTRO COM BAKHTIN. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 2, p. 153–163, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/19923. Acesso em: 22 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.