Aprendizagem baseada em jogos digitais RPG no ensino superior: uma revisão sistemática de literatura na área de Ecologia

Autores

  • Douglas Carvalho de Amorim
  • Cleide Jane de Sá Araújo Costa

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n2.62109

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em jogos digitais. Roleplaying game. Ecologia. Ensino superior.

Resumo

Os jogos digitais são associados às atividades triviais, promotores de violência, sedentarismo e babás eletrônicas que servem apenas para distrair crianças em tempos oportunos. Contudo, buscando fortalecer a vertente de que eles contribuem com processos de aprendizagem, esta revisão sistemática de literatura (RSL) teve como objetivo principal desvelar o que se tem produzido em torno da aprendizagem baseada em jogos digitais no ensino superior, especificamente na articulação com a área do conhecimento Ecologia no intervalo de tempo de 2015 a 2020 no cenário brasileiro e internacional. Realizamos buscas no Portal de Periódicos CAPES e no Banco de Digital de Teses e Dissertações (BDTD), com protocolo de desenvolvimento de RSL. Como resultados, nenhum estudo que envolvesse a aprendizagem baseada em jogos digitais e a área de Ecologia foi encontrado, evidenciando a necessidade de preenchimento desta lacuna na literatura científica, assim como nas demais áreas das Ciências Biológicas.

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Publicado

2022-02-21

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS