Planejamento, desenvolvimento e avaliação de Escape room (EER) no ensino superior

Autores

  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
  • Emerson Michael Pereira da Silva
  • Janaina Maria da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n4.62738

Palavras-chave:

Revisão sistemática. Escape room. Jogos digitais. Aprendizagem.

Resumo

Várias experiências com jogos estão sendo implementadas no ensino superior, como as Escape room (ER). Sendo caracterizada como um gênero dos com o uso de elementos como enigmas, desafios, ambientação e narrativa, na possibilidade de promover a motivação, colaboração e cooperação. Nesse sentido, essa Revisão Sistemática de Literatura tem o objetivo de identificar os processos de planejamento, desenvolvimento e avaliação de Escape room educacional no ensino superior. Para executar a RSL foram utilizados softwares de análise. 520 estudos foram extraídos de diversas bases de dados de conhecimento. Após os processos de identificação, triagem, seleção e qualidade, foi delimitado o número de 29 estudos. As experiências relatadas têm predominância para a área da saúde, engenharia, arquitetura e pedagogia, mas não se indica um caminho metodológico de planejamento e avaliação. Encontramos que 86% realizaram ER físicas. Há necessidade de estudos sobre as competências docentes e a ER para avaliação da aprendizagem.

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Publicado

2022-04-20

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS