“LET’S GO SEE THE ALLIGATORS?”

ETHICS AND BONDING WITH CHILDREN AT THE DUMPING GROUND COMMUNITY SCHOOL OF CHILDHOOD EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2024.n17.65574

Abstract

The visual essay is an invitation from the children who study at the Primary Community
School, located within a landfill. Methodologically, it is inserted in an ethnography with
children and it aims to reflect upon experiences and shares in the field with/of children.
Thus, more precisely, we enhance the debates on the ethical/methodological agenda
adopted in the conduction of studies with (about/for) children, which aims to transform them into protagonist observers of the research.

KEYWORDS: Ethics. Photographs. Ethnography with children. Primary Education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabiana Mayboroda Gazzotti, CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO- UNICNEC

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEFID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2017), na linha de pesquisa: História, Políticas Públicas e Educação. Possui graduação em Pedagogia - Habilitação em Supervisão e Administração Escolar, com ênfase em Psicopedagogia, pela Universidade Feevale (2005). Especialista em Educação Integral e Integrada na Escola Contemporânea pela FACED/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2013). Pertence a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED. Membro associado do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/CBCE. Participa do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (GESEF/UFRGS), do Grupo de pesquisa EBRAMIC/UNISINOS - Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar e é vice líder do GEPRACO/UERGS - Grupo de Estudos em Práticas Cotidianas Educativas. Atuou na área da Educação como: Assessora Pedagógica da Secretaria de Educação, Professora da Sala de Recursos Multifuncional e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e dos Anos Finais pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Atualmente pesquisa sobre Formação de Professores, Educação Infantil e Supervisão Escolar, utilizando ferramentas da Antropologia. É supervisora escolar do município de Capão da Canoa e Coordenadora da Pós-Graduação do Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC, além de atuar como professora adjunta nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do Centro Universitário.

Leandro Forell, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

Graduado em Educação Física pela Universidade Feevale. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Feevale. Mestre e Doutor em Ciências do Movimento Humano pela ESEFID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade Litoral Norte. Professor permanente do PPGED/UERGS - Programa de Pós-Graduação em Educação. Lider do Grupo de Estudos em Práticas Corporais - GEPRACO, Tem desenvolvido pesquisas em em Políticas Públicas de Esporte, Lazer e Educação estudos etnográficos e formação continuada e permanente . Possui interesse em estudos históricos que relacionem educação a Políticas Públicas.

Private collection of the main author

Published

2024-06-21