“¿VAMOS A VER LOS CAIMANES?”

ÉTICA Y CONSTRUCCIÓN DE VÍNCULOS CON NIÑOS EN LA ESCUELA COMUNITARIA DE EDUCACIÓN INFANTIL DEL VERTEDERO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2024.n17.65574

Resumen

El ensayo fotográfico es la invitación de un grupo de niños frecuentadores de la Escuela Comunitaria de Educación Infantil, ubicada dentro de un vertedero sanitario. Metodológicamente, está circunscrito a una etnografía con niños y busca reflexionar sobre las vivencias y lo compartido en el campo con/de los niños. Más específicamente, el trabajo acentúa los debates sobre la pauta ético-metodológica adoptados en la realización de investigaciones con (sobre/para) niños y busca transformarlos en observadores protagonistas de la investigación.

PALABRAS CLAVE: Ética. Fotografías. Etnografía con niños. Educación Infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabiana Mayboroda Gazzotti, CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO- UNICNEC

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEFID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2017), na linha de pesquisa: História, Políticas Públicas e Educação. Possui graduação em Pedagogia - Habilitação em Supervisão e Administração Escolar, com ênfase em Psicopedagogia, pela Universidade Feevale (2005). Especialista em Educação Integral e Integrada na Escola Contemporânea pela FACED/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2013). Pertence a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED. Membro associado do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/CBCE. Participa do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (GESEF/UFRGS), do Grupo de pesquisa EBRAMIC/UNISINOS - Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar e é vice líder do GEPRACO/UERGS - Grupo de Estudos em Práticas Cotidianas Educativas. Atuou na área da Educação como: Assessora Pedagógica da Secretaria de Educação, Professora da Sala de Recursos Multifuncional e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e dos Anos Finais pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Atualmente pesquisa sobre Formação de Professores, Educação Infantil e Supervisão Escolar, utilizando ferramentas da Antropologia. É supervisora escolar do município de Capão da Canoa e Coordenadora da Pós-Graduação do Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC, além de atuar como professora adjunta nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do Centro Universitário.

Leandro Forell, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

Graduado em Educação Física pela Universidade Feevale. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Feevale. Mestre e Doutor em Ciências do Movimento Humano pela ESEFID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade Litoral Norte. Professor permanente do PPGED/UERGS - Programa de Pós-Graduação em Educação. Lider do Grupo de Estudos em Práticas Corporais - GEPRACO, Tem desenvolvido pesquisas em em Políticas Públicas de Esporte, Lazer e Educação estudos etnográficos e formação continuada e permanente . Possui interesse em estudos históricos que relacionem educação a Políticas Públicas.

Colección privada de la autora principal

Publicado

2024-06-21