“VAMOS VER OS JACARÉS?”
ÉTICA E CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS COM CRIANÇAS NA ESCOLA COMUNITÁRIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO LIXÃO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2024.n17.65574Resumo
O ensaio fotográfico é um convite de um conjunto de crianças frequentadoras da Escola Comunitária de Educação Infantil, localizada dentro de um aterro sanitário. Metodologicamente está circunscrita em uma etnografia com crianças e objetiva refletir sobre as vivências e partilhas no campo com/das crianças. Assim, mais precisamente, acentuam-se os debates a respeito da pauta ético-metodológica adotada na realização de pesquisas com (sobre/para) crianças, a qual procura transformá-las em observadores protagonistas da pesquisa.
PALAVRAS-CHAVE: Ética. Fotografias. Etnografia com crianças. Educação Infantil.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2024-06-21
Edição
Seção
Ensaios Visuais
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).