“VAMOS VER OS JACARÉS?”

ÉTICA E CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS COM CRIANÇAS NA ESCOLA COMUNITÁRIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO LIXÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2024.n17.65574

Resumo

O ensaio fotográfico é um convite de um conjunto de crianças frequentadoras da Escola Comunitária de Educação Infantil, localizada dentro de um aterro sanitário. Metodologicamente está circunscrita em uma etnografia com crianças e objetiva refletir sobre as vivências e partilhas no campo com/das crianças. Assim, mais precisamente, acentuam-se os debates a respeito da pauta ético-metodológica adotada na realização de pesquisas com (sobre/para) crianças, a qual procura transformá-las em observadores protagonistas da pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE: Ética. Fotografias. Etnografia com crianças. Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Mayboroda Gazzotti, CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO- UNICNEC

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEFID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2017), na linha de pesquisa: História, Políticas Públicas e Educação. Possui graduação em Pedagogia - Habilitação em Supervisão e Administração Escolar, com ênfase em Psicopedagogia, pela Universidade Feevale (2005). Especialista em Educação Integral e Integrada na Escola Contemporânea pela FACED/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2013). Pertence a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED. Membro associado do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/CBCE. Participa do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (GESEF/UFRGS), do Grupo de pesquisa EBRAMIC/UNISINOS - Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar e é vice líder do GEPRACO/UERGS - Grupo de Estudos em Práticas Cotidianas Educativas. Atuou na área da Educação como: Assessora Pedagógica da Secretaria de Educação, Professora da Sala de Recursos Multifuncional e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e dos Anos Finais pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Atualmente pesquisa sobre Formação de Professores, Educação Infantil e Supervisão Escolar, utilizando ferramentas da Antropologia. É supervisora escolar do município de Capão da Canoa e Coordenadora da Pós-Graduação do Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC, além de atuar como professora adjunta nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do Centro Universitário.

Leandro Forell, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

Graduado em Educação Física pela Universidade Feevale. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Feevale. Mestre e Doutor em Ciências do Movimento Humano pela ESEFID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade Litoral Norte. Professor permanente do PPGED/UERGS - Programa de Pós-Graduação em Educação. Lider do Grupo de Estudos em Práticas Corporais - GEPRACO, Tem desenvolvido pesquisas em em Políticas Públicas de Esporte, Lazer e Educação estudos etnográficos e formação continuada e permanente . Possui interesse em estudos históricos que relacionem educação a Políticas Públicas.

Acervo particular da autora principal

Downloads

Publicado

2024-06-21