Pesquisa com crianças moçambicanas

ética, construção e relações

Autores

  • Marina Di Napoli Pastore UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2021.n13.59784

Resumo

No âmbito do debate sobre ética na pesquisa com crianças, este artigo busca apresentar uma discussão a partir de experiências de pesquisas realizadas entre os anos de 2014 e 2018 em comunidades localizadas ao sul de Moçambique. Sob uma perspectiva relacional e de criação de vínculos, este artigo objetiva refletir sobre vivências e partilhas, ampliando o debate sobre consentimento, assentimento e participação. A reflexão sobre os processos é apresentada a partir de narrativas e cenas, em que as crianças são chamadas ao cerne do discurso. Por fim, consideram-se as
crianças e suas vozes no momento do fazer pesquisa e na devolutiva, processos essenciais para um percurso que se considera ético e se disponibiliza a olhar a criança como agente participativo e participante.

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Publicado

2022-07-04

Edição

Seção

Dossiê Questões ético-metodológicas na pesquisa com crianças