APRENDER O COMUM NO FAZER DA ATIVIDADE:

APRENDER A APRENDER COM OS OUTROS NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Maximiliano Rúa Facultad de Filosofía y Letras - Universidad de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2024.n17.67453

Resumo

Ao longo de um dia escolar, as crianças vivenciam diferentes atividades em sala de aula, que coproduzem aprendizagens no futuro da prática, colocando-as em diferentes enquadramentos relacionais. Em algumas ocasiões, a aprendizagem situa-se no quadro de experiências individuais, noutras desenvolve-se no quadro de enredos que envolvem mais do que duas crianças interagindo na resolução de uma mesma tarefa. Nesta apresentação, centramo-nos na análise de atividades que envolvam mais do que duas crianças na realização de uma mesma tarefa, que embora estejam centradas na aprendizagem de uma determinada tarefa escolar ou situação de ensino, provocam a aprendizagem de todo um quadro de práticas interligadas ao fazer comum.

PALABRAS CLAVE:
Aprendizaje. Prácticas. Actividades. Hacer común.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Lápis de cor. Imagem cedida pelo autor.

Publicado

2024-06-21

Edição

Seção

Dossiê Antropologias do Ensino e da Aprendizagem