Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O(s) autor(es) do texto deve(m) ter a condição acadêmica mínima de mestrando. Neste caso, só poderá ser apresentada uma submissão em coautoria com seu orientador.
  • Para mestres, doutorandos e doutores pode ser apresentado um texto com autoria individual.
  • Em caso de autoria coletiva, só serão aceitos até 3 (três) coautores em um texto submetido. Todos os coautores devem ser indicados no momento da submissão.
  • O texto submetido está redigido em um dos idiomas aceitos por Benjaminiana: português, espanhol, inglês, alemão e, eventualmente, francês.
  • Em caso de artigo, o texto deve ser inédito no idioma escolhido pelo(s) autor(es) para a submissão e ter entre 10.000 e 15.000 palavras, incluindo resumos, palavras chave, tabelas, quadros, legendas de imagens e notas de rodapé.
  • Em caso de resenha, o texto deve ser inédito no idioma escolhido pelo(s) autor(es) para a submissão, além de tratar de uma obra publicada no Brasil ou no exterior nos últimos 3 (três) anos e ter entre 4.000 e 6.000 palavras, incluindo tabelas, quadros, legendas de imagens e notas de rodapé.
  • Em caso de entrevista, o texto deve ser inédito no idioma escolhido pelo(s) autor(es) para a submissão e ter entre 10.000 e 15.000 palavras, incluindo tabelas, quadros, legendas de imagens e notas de rodapé.
  • Nos textos em português, devem ser fornecidos 2 (dois) resumos, sendo um em português e o outro em inglês, com extensão de 200 a 250 palavras cada, acrescidos de 3 (três) a 5 (cinco) palavras chave, nos mesmos idiomas dos resumos. Para os demais idiomas aceitos, deve ser apresentado um resumo no idioma original do texto submetido e outro em português (não se aplica a resenhas e entrevistas).
  • O texto deve conter, OBRIGATORIAMENTE, seções que correspondam à ‘Introdução’ e às ‘Considerações Finais’, podendo elas estarem tituladas com expressões de sentido semelhante, de acordo com o estilo pessoal de escrita do(s) autor(es).
  • Tabelas e/ou quadros devem ser inseridos no texto com caracteres legíveis, numerados sequencialmente em romanos, além de serem citados/comentados no corpo do texto, preferencialmente próximo a esse trecho, além de apresentar, imediatamente abaixo, de forma centralizada, a indicação da fonte de onde foram retiradas as informações. Para exemplos de inserção de tabelas e quadros, clique aqui.
  • Imagens e/ou elementos gráficos devem ser apresentados no interior do texto, em formato JPG ou PNG, em alta resolução (mínimo de 300 dpi), numerados e acompanhados de respectivas legendas. A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho que a ela se refere. Para exemplos de inserção de ilustrações e legendas, clique aqui.
  • Quando for pertinente, os artigos devem trazer uma nota de rodapé apensada ao título, explicitando o financiamento recebido pela pesquisa que originou o texto, devendo ser informados tanto a agência/ instituição financiadora como também o número do processo de concessão do fomento. Essa nota pode ser incluída quando da aprovação do texto para publicação, a fim de não prejudicar o processo de dupla avaliação cega por pares. Para submissão, basta acrescentar uma nota com o texto “Trabalho resultante de financiamento de pesquisa”, que após o processo de avaliação deve ser substituído pelas informações completas por parte do(s) autor(es).
  • Todas as menções que permitam indicar a autoria da submissão, direta ou indiretamente, devem ser removidas do corpo do texto e das propriedades do arquivo submetido no sistema OJS/SEER.
  • O texto deve ser submetido em um arquivo de texto em formato Word, em sua versão mais recente (extensão docx);
  • As citações com menos de 3 (três) linhas devem ser incorporadas, entre aspas, diretamente no texto, e aquelas que excedam esse limite devem ser destacadas com recuo de 4cm à esquerda, sem aspas.
  • Todas as citações devem ser referenciadas em nota de rodapé. Benjaminiana não publica bibliografia ou outro tipo de referências ao final do artigo, resenha ou entrevista.
  • As citações em língua estrangeira devem ser devidamente traduzidas para o idioma do texto submetido.
  • O uso de itálico deverá se limitar aos estrangeirismos e aos títulos de obras; não deverá ser utilizado negrito no texto (excetuando-se títulos e subtítulos) e tampouco nas notas; o sublinhado deve ser evitado, exceto em endereços da internet (URL).
  • Os subtítulos NÃO devem ser numerados.
  • Deverá ser observado um prazo de 2 (dois) anos entre as submissões de um mesmo autor, caso seu manuscrito anterior tenha sido aceito e publicado.
  • Cada autor deverá informar, no ato da submissão, sua titulação, sua função atual, a Instituição e/ou Departamento a que está vinculado, seu e-mail de contato (preferencialmente institucional), e seu ORCID (Open Researcher and Contributor ID).

Diretrizes para Autores

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesse uma conta existente ou Registre uma nova conta.

Redação científica

A redação de textos submetidos deve ser objetiva e científica. Os autores devem respeitar a norma culta do idioma em que o texto for redigido, prezando pela clareza, coesão e coerência do conteúdo submetido.

Uso de dados, citações e referências

Textos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita.

Na redação de textos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados.

Os textos submetidos a todas as seções da revista devem apresentar, apenas em nota de rodapé, todas as referências bibliográficas e de outros tipos utilizadas em sua elaboração. Dessa forma, a ausência de referências implica na rejeição da submissão na avaliação preliminar do texto submetido.

A revista aceita um índice máximo de 5% de autocitações.

Considerando-se seu aspecto internacional, Benjaminiana - Revista de Estudos em Tradução e Imagem adota o Manual de Chicago (The Chicago Manual of Style - TCMS), em sua 17ª edição ou em versão mais recente, como padrão para submissão dos textos ao periódico no que diz respeito às notas e apresentação das referências. Assim, o material submetido deve estar em consonância com o TCMS. Clique aqui para uma lista de exemplos.

Exemplos de Notas e Referências
The Chicago Manual of Style – 17ª ed. (2017)

1. Livro

a) com um autor

Primeira citação:

1 Jeanne Marie Gagnebin, Walter Benjamin: os cacos da História, tradução de Sônia Salzstein (São Paulo: n-1 Edições, 2018), 29.

Citações seguintes:

13 Gagnebin, Walter Benjamin, 41.

Primeira citação:

7 Bernd Witte, Walter Benjamin: uma biografia, tradução de Romero Freitas (Belo Horizonte: Autêntica, 2017), 66.

Citações seguintes:

18 Witte, Walter Benjamin, 120.

Primeira citação:

4 Jane O. Newman, Benjamin’s Library: Modernity, Nation, and the Baroque (Ithaca: Cornell University Press, 2011), 98.

Citações seguintes:

35 Newman, Benjamin’s Library, 105.

b) com mais de um autor

- Até três autores

Primeira citação:

5 H. W. Janson e Anthony F. Janson, Iniciação à História da Arte, tradução de Jefferson Luiz Camargo (3ª ed., São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009), 188.

Citações seguintes:

13 Janson e Janson, Iniciação à História da Arte, 76.

Primeira citação:

6 Jonathan Bober, Piero Boccardo e Franco Boggero, A superb Baroque: Art in Genoa, 1600-1750 (Washington, DC: National Gallery of Art; Princeton, NJ: Princeton University Press, 2020), 138.

Citações seguintes:

22 Bober, Boccardo e Boggero, A superb Baroque, 312.

- Mais de três autores

Primeira citação:

17 Walter Benjamin et al., Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção, tradução de Marijane Lisboa e Vera Ribeiro (Rio de Janeiro: Contraponto, 2012), 53.

 

Citações seguintes:

35 Benjamin et al., Benjamin e a obra de arte, 93.

 

 

2. Capítulo de livro

a) em livro do mesmo autor

Primeira citação:

35 Inês Oseki-Dépré, “A herança: Antoine Berman”, in De Walter Benjamin aos nossos dias (ensaios de tradutologia), tradução de Patrícia Rodrigues Costa (Brasília: Editora UnB, 2021), 43-65 (52).

Citações seguintes:

43 Oseki-Dépré, “A herança”, 54.

b) em coletânea

Primeira citação:

12 Roberto Vecchi e Margarida Calafate Ribeiro, “A memória da guerra colonial de Portugal na África: os vestígios como material de uma construção possível”, in Walter Benjamin: rastro, aura e história, organizado por Sabrina Sedlmayer e Jaime Ginzburg (Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012), 87-105 (93).

Citações seguintes:

23 Vecchi e Ribeiro, “A memória da guerra colonial”, 101.

3. Artigo

a) em periódico científico

Primeira citação:

7 Felipe Charbel Teixeira, “Aby Warburg e a pós-vida das Pathosformeln antigas”, História da Historiografia 5 (set. 2010): 134-147 (138), https://doi.org/10.15848/hh.v0i5.171.

Citações seguintes:

27 Teixeira, “Aby Warburg”, 142.

Primeira citação:

32 João Gabriel Lima e Luís Antonio Baptista, “Itinerário do conceito de experiência na obra de Walter Benjamin”, Princípios - Revista de Filosofia 20, n. 33 (jan./ jun. 2013): 449-484 (451), https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/7526.

Citações seguintes:

45 Lima e Baptista, “Itinerário do conceito”, 465.

b) em jornal de notícias ou magazine

- sem autoria

Primeira citação:

31 “Livro reúne sete ensaios de Walter Benjamin”, Exame, 22 ago. 2011, https://exame.com/casual/livro-reune-sete-ensaios-de-walter-benjamin/.

Citações seguintes:

49 “Livro reúne sete ensaios”.

Primeira citação:

22 “Walter Benjamin não pode ser mais um fetiche cultural”, Pernambuco - Revista de Literatura, do Livro e da Leitura, 26 jan. 2015, https://www.suplementopernambuco.com.br/acervo/entrevistas/1343-walter-benjamin-nao-pode-ser-mais-um-fetiche-cultural.html.

Citações seguintes:

37 “Walter Benjamin não pode”.

- com autoria

Primeira citação:

5 Carlos Adriano, “Temporada de Benjamin em Ibiza é alegoria do desamparo do filósofo”, Folha de S. Paulo, Ilustríssima, 2 mar. 2024, https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2024/03/temporada-de-benjamin-em-ibiza-e-alegoria-do-desamparo-do-filosofo.shtml.

Citações seguintes:

9 Adriano, “Temporada de Benjamin”.

Primeira citação:

7 Alessandra Affortunati Martins, “Olhares remotos: os 80 anos da morte de Walter Benjamin”, Cult, 21 out. 2020, https://revistacult.uol.com.br/home/walter-benjamin-oitenta-anos-morte/.

Citações seguintes:

12 Martins, “Olhares remotos”.

4. Tese, dissertação ou monografia

a) Tese

Primeira citação:

7 Eduardo Maura Zorita, “Crítica inmanente, alegoría y mito: la teoría crítica del joven Walter Benjamin (1916-1929)” (Tese de Doutorado em Filosofia, Universidad Complutense de Madrid, 2011), 235, https://hdl.handle.net/20.500.14352/48003.

Citações seguintes:

34 Zorita, “Crítica inmanente”, 299.

Primeira citação:

2 William Moran Hutson, “Sonic Affects: Experimental Electronic Music in Sound Art, Cinema, and Performance” (Tese de Doutorado em Estudos de Teatro e Performance, UCLA, 2015), 68, https://escholarship.org/uc/item/8dj8t9dc.

Citações seguintes:

25 Hutson, “Sonic Affects”, 111.

b) Dissertação

Primeira citação:

11 Raquel Célia Silva de Vasconcelos, “Imagem e Memória no processo de Restituição (Restituo in integro) em Walter Benjamin” (Dissertação de Mestrado em Filosofia, UECE, 2006), 35, https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=41600.

Citações seguintes:

28 Vasconcelos, “Imagem e Memória”, 137.

Primeira citação:

13 Meltem Al, “The Agency of Words and Images in the Transformation of Istanbul: The Case of Ayazma” (Dissertação de Mestrado em Arquitetura, UCLA, 2015), 8, https://escholarship.org/uc/item/82j4t1kn.

Citações seguintes:

18 Al, “The Agency of Words and Images”, 33.

Primeira citação:

17 Rosana Biondillo, “Walter Benjamin e os caminhos do flâneur” (Dissertação de Mestrado em Filosofia, UNIFESP, 2014), 72, https://repositorio.unifesp.br/items/41e01e7e-e081-4b35-84b7-162eb01fa634.

Citações seguintes:

35 Biondillo, “Walter Benjamin”, 17.

c) Monografia

Primeira citação:

25 Letícia Olano Morgantti Salustiano Botelho, “Imagens e fraturas da história: arte e crítica social em Walter Benjamin” (Monografia de Bacharelado em Filosofia, UnB, 2013), 45, http://bdm.unb.br/handle/10483/7473.

Citações seguintes:

29 Botelho, “Imagens e fraturas”, 32.

5. Recursos digitais

a) páginas e websites

- de uma página dentro de um portal

Primeira citação:

9 Wikimedia Foundation, “Wikipedia: Manual of Style”, última modificação em 9 jul. 2024, 22h09, http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Manual_of_Style.

Citações seguintes:

21 Wikimedia Foundation, “Wikipedia: Manual of Style”.

Primeira citação:

18 Ithaca, Estado de Nova York (website), CivicPlus Content Management System, acesso em 6 abr. 2016, http://www.cityofithaca.org/.

Citações seguintes:

21 Ithaca, CivicPlus.

- de um portal como um todo

Primeira citação:

11 Walter Benjamin Digital, acesso em 11 jul. 2024, https://www.walter-benjamin.online/.

Citações seguintes:

15 Walter Benjamin Digital.

b) verbetes

Primeira citação:

1 Peter Osborne e Matthew Charles, “Walter Benjamin”, The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Fall 2021 Edition), organizado por Edward N. Zalta, acesso em 11 jul. 2024, https://plato.stanford.edu/archives/fall2021/entries/benjamin/.

Citações seguintes:

13 Osborne e Charles, “Walter Benjamin”.

Primeira citação:

7 Alison Ross, “Walter Benjamin”, Oxford Bibliographies, última modificação em 26 jul. 2017, acesso em 11 jul. 2024, https://www.oxfordbibliographies.com/display/document/obo-9780190221911/obo-9780190221911-0018.xml.

Citações seguintes:

23 Ross, “Walter Benjamin”.

Primeira citação:

9 Wikipedia, “Walter Benjamin”, última modificação em 10 jul. 2024, 17h31, https://pt.wikipedia.org/wiki/Walter_Benjamin

Citações seguintes:

13 Wikipedia, “Walter Benjamin”.

Primeira citação:

4 Economics Dictionary of Arguments, “Walter Benjamin on Terminology”, última modificação em jun. 2024, https://philosophy-science-humanities-controversies.com/listview-details.php?id=339057&a=t&first_name=Walter&author=Benjamin&concept=Terminology.

Citações seguintes:

9 Economics Dictionary of Arguments, “Walter Benjamin on Terminology”.

 

 

Para demais formatos para referências e notas, consultar o guia on line do The Chicago Manual of Style:
https://www.chicagomanualofstyle.org/tools_citationguide/citation-guide-1.html

Artigos

Política padrão de seção

Resenhas

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.